Um dos heróis da vitoriosa campanha corintiana em 2012, nas conquistas da Libertadores e do Mundial de Clubes, o ex-volante Paulinho deixou os gramados em 29 de maio de 2024, defendendo o Corinthians, entrando nos minutos finais da vitória por 3 a 0 sobre o Racing (Uruguai) pela Copa Sul-Americana, jogo disputado em Itaquera, na Neo Química Arena. Ele estava com 35 anos quando se aposentou da carreira como atleta.
Em 12 de dezembro de 2024 foi anunciado como coordenador de futebol do Mirassol, agremiação paulista que fez ótima campanha na Série B do Campeonato Brasileiro de 2024 e foi promovido à elite para 2025.
José Paulo Bezerra Maciel Júnior, o Paulinho, é paulistano, nascido em 25 de julho de 1988, jogou de forma amadora pelo Osasco Audax entre 2004 e 2005, para em seguida ser negociado com o futebol do exterior, já como profissional, primeiro passando pelo Vilnius (Lituânia) e depois pelo LKS, da Polônia, para retornar ao Brasil pelo mesmo Osasco Audax, onde permaneceu entre 2008 e 2009.
Ainda em 2009 transferiu-se para o Bragantino, ficando por lá até 2010, para chegar ao Parque São Jorge, onde atuou até 2013, período em que conquistou o Brasileiro de 2011, a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2012 e o Paulista de 2013.
Aliás, Paulinho foi o autor de um gol importantíssimo para o Alvinegro naquela Libertadores de 2012, marcando o único gol da partida das quartas de final disputada no Pacaembu. E, no Mundial de Clubes, participou ativamente da jogada do gol do título (marcado por Paolo Guerrero), diante do Chelsea, no Estádio Nacional de Yokohama (Japão).
Foi durante sua passagem pelo Corinthians que iniciou uma bela trajetória pela Seleção Brasileira, por onde atuou em 56 jogos e participou de duas Copas do Mundo: 2014 (disputada no Brasil) e 2018 (disputada na Rússia).
Deixou o Corinthians em 2013, para jogar no futebol inglês, defendendo o Tottenham até 2015.
Depois jogou na China (pelo Guangzhou), na Espanha, pelo Barcelona (onde conquistou a La Liga e a Copa do Rei), retornou ao Guangzhou e depois permaneceu no exterior, para em 2021 atuar na Arábia Saudita, pelo Al-Ahli.
Apesar de receber propostas de diversos clubes, acabou retornando mesmo para o Corinthians, em 2022, ficando até encerrar sua carreira, em 2024, em um período marcado por diversas lesões, que impediram que ele rendesse tanto quanto em sua primeira e memorável passagem.
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE CLÉBER MACHADO (GLOBO), O GOL DE PAULINHO PELO CORINTHIANS CONTRA O VASCO DA GAMA NO PACAEMBU, PELAS QUARTAS DE FINAL DA LIBERTADORES DE 2012
Saudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Olhos no retrovisor: Verstappen se juntava a Prost e Vettel e conquista o tetra há um ano
Achados & Perdidos: O primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama, há 54 anos
Em confronto de ameaçados, Internacional recebe o Santos no Beira-Rio; as equipes
Milton Neves, ao lado de Boni em 2016, foi homenageado no 7º Fórum de Marketing Empresarial
Consulado Mineiro lança os pacotes de confraternização 'Trem Bão' e 'Bão Demais'
Faltou dinheiro na conta nos últimos dias de Pelé. Por Wladimir Miranda
Podendo garantir o título do Brasileiro por antecipação, Flamengo encara o combalido Galo no Mineirão; os times
Uma foto, uma história! Evaristo no Camp Nou, relembrando grandes momentos pelo Barcelona
Em vídeo, 'Antes & Depois' de centroavantes que brilharam pelo São Paulo Futebol Clube