Marcel

Ex-jogador de basquete

por Marcos Júnior Micheletti

Um dos principais nomes do basquete brasileiro em todos os tempos, Marcel Ramon Ponikwar de Souza, ou simplesmente Marcel, nasceu na cidade paulista de Campinas, em 04 de dezembro de 1955.


Menino, com apenas 5 anos, Marcel começou a jogar basquete, modalidade que praticou com sucesso, incluindo 18 anos de serviços prestados à Seleção Brasileira, pela qual conquistou diversos títulos, com destaque para o Pan-Americano de 1987 em Indianápolis (EUA), frente à seleção norte-americana diante de 17 mil espectadores no Market Square Arena.

Marel atuou ao lado de Oscar Schmidt na seleção e também no Esporte Clube Sírio, onde conquistaram o Mundial Interclubes em 1979, ocasião em que a equipe brasileira derrotou o Bosna (Iugoslávia) por 100 a 98.

Marcel, assim como outros esportistas brasileiros (como Tostão, Afonsinho e Sócrates), formou-se em medicina, com especialidade em Radiologia e Medicina da Família e da Comunidade, profissão em que atua até hoje.

Sua performance, tanto clubística quanto pela Seleção Brasileira, despertou o interesse do basquete italiano, um dos mais organizados e competitivos do mundo, onde atuou por duas equipes: o Alno Fabriano Itália e o Indesit Caserta.

Deixou as quadras como jogador em 1994, aos 38 anos, para assumir em seguida a carreira de treinador, primeiro no Esporte Clube Pinheiros.

Além do trabalho como técnico, Marcel também atuou como comentarista de basquete na televisão e montou uma empresa de consultoria esportiva, a DATA BASKET.

Em 2010, pelo Barueri, voltou a trabalhar como treinador e em 2012 candidatou-se a vereador pela cidade paulista de Jundiaí mas não foi eleito. Na ocasião, Marcel teve 225 votos.

É casado com Ivonete das Neves de Souza, ex-jogadora de vôlei, com quem tem uma filha, Gabriela.

ver mais notícias

Pela Seleção Brasileira:

Participou de quatro edições de Jogos Olímpicos: Moscou (1980); Los Angeles (1984); Seul (1988) e Barcelona (1992).

Ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1987 em Indianápolis.

Pelo Sírio:


Foi campeão mundial interclubes pelo Esporte Clube Sírio, em 1979.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES