Loco Abreu

Atacante uruguaio
por Diogo Miloni

Cobrar um pênalti com cavadinha não é para qualquer um. Agora, cobrar um pênalti com cavadinha em jogo decisivo de Copa do Mundo é uma verdadeira loucura. Este é Washington Sebastian Abreu Gallo, mais conhecido como El Loco Abreu. 

No dia 10 de junho de 2021, aos 44 anos, 26 de carreira profissional, Loco Abreu anunciou sua aposentadoria do futebol. Recordista mundial ao ter passado por 31 clubes diferentes, o centroavante uruguaio pendurou as chuteiras defendendo o Su América, do Uruguai.

Natural da pequena cidade uruguaia de Minas, El Loco nasceu em 17 de outubro de 1976 e começou sua carreira nas categorias de base do Defensor, em 1994. Dois anos depois, já atuando pela equipe principal, Sebastian Abreu foi negociado com o San Lorenzo e, mm 1997, o sucesso do centroavante uruguaio despertou interesse do Deportivo La Coruña, da Espanha, que acertou sua contratação.

Com poucas oportunidades na equipe europeia, El Loco foi colocado na lista de empréstimos e logo iniciou sua peregrinação pelo futebol sul-americano: Grêmio, Tecos-MEX, San Lorenzo-ARG, Nacional-URU, Cruz Azul-MEX, América-MEX, Dorados-URU, Monterrey-MEX, San Luiz-MEX, Tigres-MEX e River Plate-ARG.

Em 2010, convocado para a Copa do Mundo da África do Sul, Loco Abreu acertou sua ida para o Botafogo, onde vestiu a camisa 13 e logo conquistou a empatia da torcida. Em 101 partidas pelo Glorioso, o atacante uruguaio deixou sua marca 62 vezes.

Com a chegada do holandês Seedorf à General Severiano, o espaço do sul-americano foi acabando. A solução do então treinador Oswaldo de Oliveira foi emprestar o uruguaio para o Figueirense. Sem sequência no clube catarinense, El Loco voltou ao Bota mas novamente não foi aproveitado, seguindo para seu país natal em 2013.

Após sair do Nacional do Uruguai, Loco Abreu passou por, Rosario Central, Alucas, Sol de América e Santa Tecla.

Em 2014, foi convidado pelos canais ESPN para atuar como comentarista nas transmissões da Copa do Mundo do Brasil.

No dia 11 de novembro de 2016, o atacante foi anunciado como reforço do Bangu, para novamente disputar o Campeonato Carioca.

Ficou no Bangu até 1º de abril de 2017, dia em que anunciou a rescisão de seu contrato com o clube carioca, para defender o Central Espanhol, do Uruguai. Na sequência, o atacante passou por Deportes Puerto Montt, Audax Italiano, Magallanes, Rio Branco-ES, Boston River.

Em 9 de fevereiro de 2021, aos 44 anos, foi anunciado como reforço do Athletic Club de São João Del del-Rei (MG), equipe da Primeira Divisão do Campeonato Mineiro em 2021. A passagem pelo time de São João Del Rey foi curta e em março do mesmo ano o uruguaio deixou o clube mineiro.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES