por Tufano Silva
No final do ano de 2004, a polêmica parceria entre Corinthians e a Media Sports Investment, presidida pelo iraniano Kiavash Joorabchian, também conhecido como Kia Joorabchian, monopolizou a atenção de toda a mídia esportiva brasileira.
Após cumprir com suas promessas e trazer jogadores de renome para o Timão, o empresário do Irã tornou-se instantaneamente uma celebridade no Brasil. Entre as contratações que mais empolgaram os corintianos, estavam as dos argentinos Carlos Tevez e Javier Mascherano, e dos brasileiros Roger, Carlos Alberto e Marcelo Mattos.
Em 2011, Kia seguia gerenciando a carreira de alguns jogadores, tinha planos de comprar um clube inglês, o Southampton Football Club, e mantinha um bom relacionamento com o Manchester City, no qual atuava Tevez, um de seus clientes mais famosos.
O início no mundo dos negócios
O iraniano começou a trabalhar na revendedora da Mercedes-Benz de sua família, em Kent, no sudeste da Inglaterra. Em 1999, em parceria com Reza Kermani, comprou 85% do jornal russo Kommersant, que era, até então, o principal diário independente do país.
Fundou a Media Sports Investment em 2004, com ajuda do russo Boris Berezovsky, e logo viu a oportunidade de expandir seu negócio no "país do futebol?. O clube escolhido para penetrar no mercado brasileiro foi o Corinthians, à época, presidido por Alberto Dualib, e uma das maiores marcas dentre as equipes do país.
Parceria com o Corinthians
Durante o período de parceria entre a MSI e o Corinthians, a empresa trouxe para o Parque São Jorge os "Galácticos? Carlos Tevez, Javier Mascherano, Johnny Herrera, Roger, Carlos Alberto, Gustavo Nery, Marinho e Marcelo Mattos, entre outros.
Com estas contratações, o Timão conquistou o Campeonato Brasileiro de 2005. Título contestado por parte dos torcedores brasileiros, já que o Alvinegro foi favorecido com as 11 partidas remarcadas, devido ao escândalo envolvendo o árbitro Edilson Pereira de Carvalho, e também pela não marcação de um pênalti no jogo entre Corinthians e Internacional, no Pacaembu, quando Fábio Costa teria feito falta em Tinga dentro da área.
A dolorosa eliminação do Corinthians da Copa Libertadores da América em 2006 acabou enfraquecendo o bom relacionamento da torcida com alguns dos principais jogadores do time, e, consequentemente, com a investidora.
E após muitas investigações do Ministério Público, que buscava provas de que a MSI estava lavando dinheiro no Brasil, o Conselho Deliberativo do Corinthians, por unanimidade, decidiu encerrar a parceria com a empresa de Kia Joorabchian, no dia 24 de julho de 2007.
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Carille quer reflexo de desempenho nos resultados. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansF1: Verstappen pulveriza a favorita McLaren e vence GP da Itália; Bortoleto é 8º
Olhos no retrovisor: Há 50 anos, em Monza, Niki Lauda conquistava seu primeiro título na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Veja gols e lindas jogadas de Mário Sérgio, que hoje completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Há 60 anos o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou grande rival sul-americano
Saudade: Há oito anos morria Odair Cologna, ex-meia do Palmeiras e Velo Clube Rioclarense
Uma foto, uma história! Ademir da Guia se deliciando com uma pasta na festa de veteranos do Palmeiras de 2018
Brasil busca vitória na altitude para evitar marca negativa nas Eliminatórias
Olhos no retrovisor: Emocionado, Vittorio Brambilla bateu após vencer seu único GP na Fórmula 1
Achados & Perdidos: A estreia de Pelé pelo Cosmos de Nova York, marcando gol
Parabéns, Neto! Relembre cinco lindos gols do aniversariante que completa 59 anos!