por Marcos Júnior Micheletti
Um dos grandes preparadores fisicos do futebol brasileiro, José Roberto Portella Carneiro morreu em 17 de agosto de 2022, aos 69 anos, após uma travar uma longa luta contra uma doença denenerativa, a Esclerose Lateral Amiotrófica. Seu corpo foi velado no Cemitério da Vila Mariana e depois encaminhado para cremação no Crematória da Vila Alpina.
Portella trabalhou em diversos clubes brasileiros, entre eles Corinthians, São Paulo, Fluminense, Portuguesa de Desportos, Guarani, Ponte Preta e Linense.
Era José Roberto Portella o preparador físico da Portuguesa de Desportos em 1996, quando o time comandado por Candinho chegou ao vice-campeonato brasileiro, ocasião em que foi derrotado pelo Grêmio na decisão por 2 a 0, após vitória do time luso pelo mesmo placar no primeiro jogo, também por 2 a 0.
Ele voltou a trabalhar no clube do Canindé mais recentemente, entre 2017 e 2018.
Chegou a trabalhar na Seleção Brasileira na década de 1970, participando da preparação física em excursões do escrete canarinho no exterior.
Aliás, falando em exterior, Portella também trabalhou em equipes de Portugal (Sporting e Vitória de Guimarães) e no mundo árabe, pelo Al-Ahli, da Arábia Saudita.
A Portuguesa de Desportos divulgou uma nota oficial acerca da morte de José Roberto Portella, enaltecendo o trabalho de seu ex-profissional, que segue abaixo, na íntegra:
A Associação Portuguesa de Desportos vem a público, com profundo pesar, informar a morte do professor José Roberto Portella, lendário preprador físico que por anos trabalhou em nosso Clube.
Portella sempre foi uma referência em preparação física e marcou época na Portuguesa com diversas passagens por diferentes comissões técnicas entre os anos de 1980, 1990, 2000 e mais recentemente em 2017/18. Destaque para histórica campanha que culminou com a conquista do vice-campeonato brasileiro de 1996.
Todo nosso carinho e solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de consternação.
Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
Ele residia em São Carlos, sua cidade natalO dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Saudade: Telê Santana, craque do Flu e técnico histórico do São Paulo nos deixava há 19 anos
Olhos no retrovisor: Ayrton Senna, há 40 anos, vencia seu primeiro GP na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Há seis anos, Vágner Love marcava na final e Timão era tricampeão paulista
Saudade: Há quatro anos morria Luiz Carlos Gaúcho, ex-meia do Grêmio
Achados & Perdidos: O improvável gol do aniversariante Fábio Baiano pelo Corinthians
Olhos no retrovisor: Schumacher superava recorde de Senna há 19 anos
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guarulhense
Achados & Perdidos: Contra o Boca Juniors, há 34 anos o Corinthians era eliminado da Libertadores
Uma foto, uma história! Beques em pânico no dia em que Pelé desmaiou em campo