Ivo Diogo, o Ivo Lul Diogo, foi atacante do Internacional e do Grêmio nos anos 50 e 60. Também teve uma passagem pelo Newell´s Old Boys, da Argentina.
Ele faleceu no dia 7 de julho de 2009, em Porto Alegre, aos 74 anos. Deixou quatro filhos e quatro irmãos.
Iniciou sua carreira no Inter de São Borja e, em pouco tempo despertou o interesse do Internacional de Porto Alegre, por onde atuou entre os anos de 1955 e 1960.
Em 1961, Ivo foi para o Newell?s Old Boys, da Argentina, onde participou de um jogo emocionante contra o Santos de Pelé. A partida terminou em 1 a 1, gols de Pelé e Ivo Diogo.
Em 1962 retornou à Porto Alegre, para conquistar o Gaúchão do mesmo ano, sendo a partida final uma vitória de 4 a 2 sobre o Inter. Ivo Diogo marcou dois gols do Tricolor.
Encerrou sua carreira em 1965. Treinou algumas equipes do interior do Rio Grande do Sul e depois se aposentou, dedicando-se à família e morando em uma chácara.
Em 13 de julho de 2009 recebemos o e-mail de Renato Tanaka
Como amigo da familia estive na despedida do ex jogardor Ivo Lul Diogo em Porto Alegre que atuou nos times do Internacional e do Grêmio.
Pesquisando pela internet verifiquei que Ivo foi goleador do campeonato gaucho de 1960, onde nesse mesmo ano Pele foi o goleador do paulista e Quarentinha no carioca (só para situar o momento da história).
São Borja que é a " terra-mãe? que acolheu em seu ventre, para o descanso eterno, personalidades políticas como Getúlio Vargas, João Goulart, Leonel Brizola, é a mesma São Borja que é a terra onde nasceu Pedro Aramburú, que ainda jovem, vai com seus pais para Buenos Aires, e mais tarde, se torna Presidente da Argentina,e desde então é a São Borja do Ivo goleador do campeonato gaúcho, orgulho de sua terra.
Vi que os meios de comunicação de Porto Alegre editaram no obituário a passagem de Ivo.
Porém não vi nenhum representante da federação gaúcha, do Internacional e do Gremio na despedida do Ivo.
Como pode instituições como Inter e Gremio terem faltado neste momento e nao estarem presente na despedida e homenagear a uma pessoa que escreveu a história do clube.
Clubes que estão comemorando seu centenário ainda nao aprenderam a homenagear dignamente os seus personagens históricos nos momentos de sua despedia.
Vi sim amigos entre eles Cassiá Carpes presentes na despedida de Ivo.
Deixo meus pêsames a família de Ivo.
E um alerta para preservaçâo da memòria daqueles que construiram o esporte e todos os setores da atividade brasileira.
Renato Tanaka
Abaixo obtuário da Zero HORA
Ivo Lul Diogo
08/07/2009 Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
Artilheiro que atuou no Inter e no Grêmio, na década de 60, o ex-jogador Ivo Lul Diogo morreu ontem, na Capital, aos 74 anos. Ele estava internado no Hospital São Lucas, da PUCRS. Deixa quatro irmãos e quatro filhos. Diogo será enterrado hoje, às 10h30min, no Cemitério Jardim da Paz, na Capital.
Sua carreira começou no futebol amador, nos anos 50, No Internacional de São Borja. Ao jogar na Capital, chamou a atenção do Inter, sendo contratado em 1955. Ficou no clube até 1960, marcando muitos gols.
No ano seguinte, seguiu para o Newell?s Old Boys, da Argentina. Em outubro, jogou contra um dos melhores times da época, o Santos. A partida terminou em 1 x 1, com gols de Pelé e de Ivo Diogo.
Em 1962, o goleador veio para o Grêmio, onde liderou uma virada marcante no futebol gaúcho: em apenas duas rodadas, o time de Diogo conseguiu superar o líder Inter, que estava seis pontos na frente. No Gre-Nal decisivo houve uma vitória por 4 x 2, com Diogo balançando a rede duas vezes e dando o supercampeonato gaúcho ao Grêmio.
O artilheiro largou o futebol em 1965. Ainda chegou a treinar times no Interior, dedicando-se depois somente a sua chácara, em São Borja.
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Britânico comandou a dobradinha da McLaren. Foto: McLaren F1Parabéns, Sylvinho! Atual treinador da Seleção da Albânia completa 51 anos
'Mordido' por perder o Paulistão, Palmeiras recebe o Corinthians pelo Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: O dia em que três goleiros não foram suficientes para segurar o Olaria de Jaburú
F1: Piastri dá o troco em Norris para manter a McLaren na frente no Bahrein
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves e Alex Muller 'entrevistaram' a trave e o travessão do Morumbi
F1: Em sessão repleta de novatos, sem Verstappen, Norris lidera o TL1 no Bahrein
F1: Piastri confirma favoritismo e garante a pole no Bahrein. Bortoleto fica no Q1 e larga em 18º
Parabéns, Tcheco! Ex-meia, com boas passagens por Coxa e Grêmio, faz 49 anos
São Paulo busca primeira vitória pelo Brasileiro diante do claudicante Cruzeiro; as equipes
F1: Piastri, perfeito, vence no Bahrein e encosta em Norris no campeonato