por Rogério Micheletti
O grande goleiro Hiran, famoso principalmente por ter feito alguns gols de cabeça, hoje mora novamente em Linhares (ES), sua cidade natal, onde nasceu em 29 de outubro de 1971. Hiran encerrou sua carreira como jogador pelo Linhares e trabalhou em 2018 como consultor do Sport Club Internacional.
Hiran, que chegou a jogar vôlei em Minas, foi bom arqueiro do Atlético Mineiro, Guarani, Santo André, Internacional, Ponte Preta e outras equipes brasileiras.
O goleiro começou a ganhar fama em 27 de fevereiro de 1997, quando marcou, de cabeça, um gol sobre o Palmeiras, no Brinco de Ouro, pelo Paulistão. O time palmeirense vencia a partida por 3 a 2, quando Hiran, já nos minutos finais, marcou o gol de empate no goleiro Velloso.
Anos depois, jogando pelo Santo André, no estádio Bruno José Daniel, o goleiro-artilheiro voltou a atacar. Ele marcou, também de cabeça, contra o Juventus. O único problema é que ele exagerou um pouco na comemoração e foi surpreendido pelo ponta-esquerda juventino Adil, que acertou um belo chute do meio de campo, na saída, e deu o troco em Hiran.
Hiran também viveu bons momentos no Internacional e Ponte Preta, antes de voltar para o Espírito Santo.
Ainda sobre Hiran, recebemos de Roberto Brito, no dia 8 de junho de 2008, o e-mail abaixo:
Milton Neves você se lembra do goleiro Hiran Spagnol, aquele que marcou 2 gols de cabeça na carreira, jogou no Inter, Galo, Santo André, Matonense, Guarani, etc? (no segundo gol,eu estava presente no estádio (em 06/06/1999) contra o Juventus pela série A2 em Santo André. Pois é, sabia que ele se converteu ao evangelho recentemente junto com sua família? Apesar de estar sem jogar está muito bem graças à Deus (ele que passou por sérios problemas com drogas na carreira).
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE NILSON CÉSAR (PELA RÁDIO JOVEM PAN), O GOL DE HIRAN CONTRA O PALMEIRAS, NO EMPATE DO GUARANI CONTRA O VERDÃO EM 3 A 3, EM 27 DE FEVEREIRO DE 1997
Saudade: Ex-meia da Ponte e treinador, Vanderlei Paiva faria 80 anos
Mineiro, ele começou sua carreira pelo Galo. Foto: Carlos BatistaParabéns, Zenon! Meia que brilhou no Guarani e no Corinthians completa 72 anos
'O que já fizemos é uma conquista enorme', avalia Derani, próximo de estreia com nova equipe no WEC
Brasil a caminho da Copa será o tema central da live de Marcos Falopa com Ismael Kurtz
Saudade: Há cinco anos morria Dufrayer, revelado pela base do Fluminense
Brasil encara a Croácia em último amistoso 'pesado' antes da Copa; as formações
Parabéns, Tita! Craque que brilhou no Fla, Grêmio e Vasco, completa 68 anos
Em vídeo, 'Antes & Depois' de zagueiros estrangeiros que marcaram época no Brasil
Saudade: Companheiro de Pelé e Beckenbauer no Cosmos, Chinaglia morria há 14 anos
Após empate com o Fla, Corinthians enfrenta o Flu no Maracanã; os times
Craque revelado pela Lusa, Dener completaria 55 anos. Relembre golaços do craque da Lusa