por Rogério Micheletti
O grande goleiro Hiran, famoso principalmente por ter feito alguns gols de cabeça, hoje mora novamente em Linhares (ES), sua cidade natal, onde nasceu em 29 de outubro de 1971. Hiran encerrou sua carreira como jogador pelo Linhares e trabalhou em 2018 como consultor do Sport Club Internacional.
Hiran, que chegou a jogar vôlei em Minas, foi bom arqueiro do Atlético Mineiro, Guarani, Santo André, Internacional, Ponte Preta e outras equipes brasileiras.
O goleiro começou a ganhar fama em 27 de fevereiro de 1997, quando marcou, de cabeça, um gol sobre o Palmeiras, no Brinco de Ouro, pelo Paulistão. O time palmeirense vencia a partida por 3 a 2, quando Hiran, já nos minutos finais, marcou o gol de empate no goleiro Velloso.
Anos depois, jogando pelo Santo André, no estádio Bruno José Daniel, o goleiro-artilheiro voltou a atacar. Ele marcou, também de cabeça, contra o Juventus. O único problema é que ele exagerou um pouco na comemoração e foi surpreendido pelo ponta-esquerda juventino Adil, que acertou um belo chute do meio de campo, na saída, e deu o troco em Hiran.
Hiran também viveu bons momentos no Internacional e Ponte Preta, antes de voltar para o Espírito Santo.
Ainda sobre Hiran, recebemos de Roberto Brito, no dia 8 de junho de 2008, o e-mail abaixo:
Milton Neves você se lembra do goleiro Hiran Spagnol, aquele que marcou 2 gols de cabeça na carreira, jogou no Inter, Galo, Santo André, Matonense, Guarani, etc? (no segundo gol,eu estava presente no estádio (em 06/06/1999) contra o Juventus pela série A2 em Santo André. Pois é, sabia que ele se converteu ao evangelho recentemente junto com sua família? Apesar de estar sem jogar está muito bem graças à Deus (ele que passou por sérios problemas com drogas na carreira).
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE NILSON CÉSAR (PELA RÁDIO JOVEM PAN), O GOL DE HIRAN CONTRA O PALMEIRAS, NO EMPATE DO GUARANI CONTRA O VERDÃO EM 3 A 3, EM 27 DE FEVEREIRO DE 1997
Novo técnico do PSG pede que Neymar fique no clube
Christophe Galtier disse que conta com Neymar para a próxima temporada. Foto: DivulgaçãoCorinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Os cavalos sentem frio?
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019