por Rogério Micheletti
O grande goleiro Hiran, famoso principalmente por ter feito alguns gols de cabeça, hoje mora novamente em Linhares (ES), sua cidade natal, onde nasceu em 29 de outubro de 1971. Hiran encerrou sua carreira como jogador pelo Linhares e trabalhou em 2018 como consultor do Sport Club Internacional.
Hiran, que chegou a jogar vôlei em Minas, foi bom arqueiro do Atlético Mineiro, Guarani, Santo André, Internacional, Ponte Preta e outras equipes brasileiras.
O goleiro começou a ganhar fama em 27 de fevereiro de 1997, quando marcou, de cabeça, um gol sobre o Palmeiras, no Brinco de Ouro, pelo Paulistão. O time palmeirense vencia a partida por 3 a 2, quando Hiran, já nos minutos finais, marcou o gol de empate no goleiro Velloso.
Anos depois, jogando pelo Santo André, no estádio Bruno José Daniel, o goleiro-artilheiro voltou a atacar. Ele marcou, também de cabeça, contra o Juventus. O único problema é que ele exagerou um pouco na comemoração e foi surpreendido pelo ponta-esquerda juventino Adil, que acertou um belo chute do meio de campo, na saída, e deu o troco em Hiran.
Hiran também viveu bons momentos no Internacional e Ponte Preta, antes de voltar para o Espírito Santo.
Ainda sobre Hiran, recebemos de Roberto Brito, no dia 8 de junho de 2008, o e-mail abaixo:
Milton Neves você se lembra do goleiro Hiran Spagnol, aquele que marcou 2 gols de cabeça na carreira, jogou no Inter, Galo, Santo André, Matonense, Guarani, etc? (no segundo gol,eu estava presente no estádio (em 06/06/1999) contra o Juventus pela série A2 em Santo André. Pois é, sabia que ele se converteu ao evangelho recentemente junto com sua família? Apesar de estar sem jogar está muito bem graças à Deus (ele que passou por sérios problemas com drogas na carreira).
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE NILSON CÉSAR (PELA RÁDIO JOVEM PAN), O GOL DE HIRAN CONTRA O PALMEIRAS, NO EMPATE DO GUARANI CONTRA O VERDÃO EM 3 A 3, EM 27 DE FEVEREIRO DE 1997
Reserva de Leandro na Copa de 82, mas titular absoluto do Flu, Edevaldo completa 68 anos!
Trabalhando como auxiliar do Fluminense em 2021. Foto: Mailson Santana/FFCEm vídeo, 'Antes & Depois' de treinadores que foram campeões mundiais com suas seleções
Parreira, Beckenbauer, Bearzot e Menotti estão entre elesSaudade: Há dois anos morria Gigi Riva, maior artilheiro da Seleção Italiana
Elzo, 65 anos! Ex-volante de ótimo preparo físico foi titular do Brasil na Copa de 86
Em busca de segunda vitória no Paulista, Santos e Corinthians se encontram na Vila Belmiro; os times
Olhos no retrovisor: McLaren apresentou carro de 1997 em evento que contou com show das Spice Girls
Justiça manda ex-funcionário de Milton Neves devolver R$ 3,2 milhões desviados
Achados & Perdidos: Há seis anos o Flamengo anunciava a contratação de Pedro
Saudade: Ex-lateral do Santos, Botafogo e Seleção, Rildo completaria 84 anos
Saudade: Há um ano morria Dirceu Alves, volante que jogou ao lado de Rivellino no Corinthians
'Memórias do Miltão': Fotos do livro biográfico com colegas da Jovem Pan-AM
Saudade: Há um ano morria Braga Junior, locutor que narrou a Copa do Mundo de 1958