por Rogério Micheletti
O grande goleiro Hiran, famoso principalmente por ter feito alguns gols de cabeça, hoje mora novamente em Linhares (ES), sua cidade natal, onde nasceu em 29 de outubro de 1971. Hiran encerrou sua carreira como jogador pelo Linhares e trabalhou em 2018 como consultor do Sport Club Internacional.
Hiran, que chegou a jogar vôlei em Minas, foi bom arqueiro do Atlético Mineiro, Guarani, Santo André, Internacional, Ponte Preta e outras equipes brasileiras.
O goleiro começou a ganhar fama em 27 de fevereiro de 1997, quando marcou, de cabeça, um gol sobre o Palmeiras, no Brinco de Ouro, pelo Paulistão. O time palmeirense vencia a partida por 3 a 2, quando Hiran, já nos minutos finais, marcou o gol de empate no goleiro Velloso.
Anos depois, jogando pelo Santo André, no estádio Bruno José Daniel, o goleiro-artilheiro voltou a atacar. Ele marcou, também de cabeça, contra o Juventus. O único problema é que ele exagerou um pouco na comemoração e foi surpreendido pelo ponta-esquerda juventino Adil, que acertou um belo chute do meio de campo, na saída, e deu o troco em Hiran.
Hiran também viveu bons momentos no Internacional e Ponte Preta, antes de voltar para o Espírito Santo.
Ainda sobre Hiran, recebemos de Roberto Brito, no dia 8 de junho de 2008, o e-mail abaixo:
Milton Neves você se lembra do goleiro Hiran Spagnol, aquele que marcou 2 gols de cabeça na carreira, jogou no Inter, Galo, Santo André, Matonense, Guarani, etc? (no segundo gol,eu estava presente no estádio (em 06/06/1999) contra o Juventus pela série A2 em Santo André. Pois é, sabia que ele se converteu ao evangelho recentemente junto com sua família? Apesar de estar sem jogar está muito bem graças à Deus (ele que passou por sérios problemas com drogas na carreira).
ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE NILSON CÉSAR (PELA RÁDIO JOVEM PAN), O GOL DE HIRAN CONTRA O PALMEIRAS, NO EMPATE DO GUARANI CONTRA O VERDÃO EM 3 A 3, EM 27 DE FEVEREIRO DE 1997
Saudade: Há quatro anos morria Frank Williams, fundador de uma das principais equipes da Fórmula 1
Na sede de sua equipe, em Grove, na Inglaterra. Foto: ReproduçãoF1: Piastri reage e partirá em primeiro na Sprint do Catar
Desta vez o australiano sorriu, com desempenho melhor que Norris. Foto: McLarenF1Parabéns, Alemão! Ex-volante do Botafogo, Napoli e Seleção completa 64 anos
Atlético encara o Lanús em busca do inédito título na Sul-Americana; as formações
F1: Norris é o pole do GP de Las Vegas. Bortoleto para no Q1 e parte da penúltima fila
F1: Verstappen vence o GP de Las Vegas e segue na luta pelo penta, restando duas etapas
Achados & Perdidos: Há 22 anos, com vitória sobre o Sport, Palmeiras garantia seu retorno à Série A do Brasileiro
Saudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Saudade: Há dois anos morria Rubens Minelli, treinador brasileiro multicampeão
Achados & Perdidos: Flamengo vencia o Cobreloa há 44 anos e conquistava sua primeira Libertadores
Embalado por vitória no Majestoso, Corinthians vai a Minas para enfrentar o Cruzeiro; os times
Olhos no retrovisor: Hamilton conquistava seu segundo título na F1 há 11 anos, o primeiro pela Mercedes