por Marcos Júnior Micheletti
O narrador esportivo Helton Pimenta nasceu em 11 de maio de 1945 em Jaú, interior de São Paulo, nas dependências do Circo-Teatro Rosário, cujo dono era seu saudoso pai, Antenor Pimenta.
Atualmente residindo em Ribeirão Preto (SP), e ainda na ativa, Helton comanda programas em sua página no YouTube. Clique aqui para conhecer.
Até os 11 anos de idade conheceu boa parte do Brasil circulando com o circo, quando seu pai deixou esta atividade e fixou residência em Ribeirão Preto, para começar a trabalhar como diretor artístico da Rádio 79.
Dois anos depois, aos 13, Helton já tem sua primeira experiência como lucutor, em um programa infantil de auditório.
Em 1978, já com uma trajetória sólida no interior paulista, Helton Pimenta foi convidado para trabalhar com a equipe da Rádio Bandeirantes de São Paulo nas transmissões dos jogos da Copa da Argentina, ao lado de Fiori Gigliotti, Flávio Araújo e ênio Rodrigues.
Na Copa seguinte, a de 1982, na Espanha, convidado pelo saudoso Pedro Luiz Paolielo, Helton trabalhou na equipe da Rádio Gazeta.
Uma nova experiência na Copa de 1986, no México, agora pela Rádio Record. Em 1990, seguindo na Record, mas agora pela TV Record de Franca, apresentou um programa esportivo em companhia de Luiz Aguiar.
Sua larga experiência o fez abraçar outras modalidades esportivas, como basquete e vôlei, por Manchete e Record (nacional).
Na TV Thati, em 1994, tem outra experiência, em programa de entrevistas com políticos do estado de São Paulo, seguindo nesta área pela Band Campinas a partir de 1999, por 20 anos.
Formalmente encerrou sua carreira em 2018, passando a residir em Ribeirão Preto mas mantendo-se ativo nas redes sociais.
Helton Pimenta é casado com Neide Pimenta, com quem tem três filhos: Helton Pimenta Jr, Claudia e Eduardo, e cinco netos: Taciana, Arthur, Gregório, Benício e Henrique.
Saudade: Há seis anos morria Domingos Piedade, ex-comentarista de automobilismo
O português marcou época nas transmissões da Rádio Jovem Pan. Foto: DivulgaçãoSaudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Olhos no retrovisor: Verstappen se juntava a Prost e Vettel e conquista o tetra há um ano
Achados & Perdidos: O primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama, há 54 anos
Em confronto de ameaçados, Internacional recebe o Santos no Beira-Rio; as equipes
Milton Neves, ao lado de Boni em 2016, foi homenageado no 7º Fórum de Marketing Empresarial
Consulado Mineiro lança os pacotes de confraternização 'Trem Bão' e 'Bão Demais'
Faltou dinheiro na conta nos últimos dias de Pelé. Por Wladimir Miranda
Uma foto, uma história! Evaristo no Camp Nou, relembrando grandes momentos pelo Barcelona
Podendo garantir o título do Brasileiro por antecipação, Flamengo encara o combalido Galo no Mineirão; os times
Parabéns, Bobô, 63 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso