por Marcos Júnior Micheletti
O narrador esportivo Helton Pimenta nasceu em 11 de maio de 1945 em Jaú, interior de São Paulo, nas dependências do Circo-Teatro Rosário, cujo dono era seu saudoso pai, Antenor Pimenta.
Atualmente residindo em Ribeirão Preto (SP), e ainda na ativa, Helton comanda programas em sua página no YouTube. Clique aqui para conhecer.
Até os 11 anos de idade conheceu boa parte do Brasil circulando com o circo, quando seu pai deixou esta atividade e fixou residência em Ribeirão Preto, para começar a trabalhar como diretor artístico da Rádio 79.
Dois anos depois, aos 13, Helton já tem sua primeira experiência como lucutor, em um programa infantil de auditório.
Em 1978, já com uma trajetória sólida no interior paulista, Helton Pimenta foi convidado para trabalhar com a equipe da Rádio Bandeirantes de São Paulo nas transmissões dos jogos da Copa da Argentina, ao lado de Fiori Gigliotti, Flávio Araújo e ênio Rodrigues.
Na Copa seguinte, a de 1982, na Espanha, convidado pelo saudoso Pedro Luiz Paolielo, Helton trabalhou na equipe da Rádio Gazeta.
Uma nova experiência na Copa de 1986, no México, agora pela Rádio Record. Em 1990, seguindo na Record, mas agora pela TV Record de Franca, apresentou um programa esportivo em companhia de Luiz Aguiar.
Sua larga experiência o fez abraçar outras modalidades esportivas, como basquete e vôlei, por Manchete e Record (nacional).
Na TV Thati, em 1994, tem outra experiência, em programa de entrevistas com políticos do estado de São Paulo, seguindo nesta área pela Band Campinas a partir de 1999, por 20 anos.
Formalmente encerrou sua carreira em 2018, passando a residir em Ribeirão Preto mas mantendo-se ativo nas redes sociais.
Helton Pimenta é casado com Neide Pimenta, com quem tem três filhos: Helton Pimenta Jr, Claudia e Eduardo, e cinco netos: Taciana, Arthur, Gregório, Benício e Henrique.
F1: Norris vence em Silverstone e encosta em Piastri na disputa pelo título. Hulkenberg consegue seu primeiro pódio
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
Achados & Perdidos: Lato marcava contra o Brasil e garantia o terceiro lugar para a Polônia na Copa de 74
Parabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Olhos no retrovisor: Barrichello voltava a guiar o carro da Brawn-GP há seis anos
Parças de Neymar viram motivo de piadas no Santos. Por Wladimir Miranda
Uma foto uma história! Brito e Gérson em Guanajuato, na concentração brasileira durante a Copa de 70
F1: Após metade da temporada concluída, dupla da McLaren amplia vantagem para Verstappen e segue favorita ao título
Achados & Perdidos: Há 50 anos, histórica goleada da Lusa sobre o Timão
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann