por Marcos Júnior Micheletti
O narrador esportivo Helton Pimenta nasceu em 11 de maio de 1945 em Jaú, interior de São Paulo, nas dependências do Circo-Teatro Rosário, cujo dono era seu saudoso pai, Antenor Pimenta.
Atualmente residindo em Ribeirão Preto (SP), e ainda na ativa, Helton comanda programas em sua página no YouTube. Clique aqui para conhecer.
Até os 11 anos de idade conheceu boa parte do Brasil circulando com o circo, quando seu pai deixou esta atividade e fixou residência em Ribeirão Preto, para começar a trabalhar como diretor artístico da Rádio 79.
Dois anos depois, aos 13, Helton já tem sua primeira experiência como lucutor, em um programa infantil de auditório.
Em 1978, já com uma trajetória sólida no interior paulista, Helton Pimenta foi convidado para trabalhar com a equipe da Rádio Bandeirantes de São Paulo nas transmissões dos jogos da Copa da Argentina, ao lado de Fiori Gigliotti, Flávio Araújo e ênio Rodrigues.
Na Copa seguinte, a de 1982, na Espanha, convidado pelo saudoso Pedro Luiz Paolielo, Helton trabalhou na equipe da Rádio Gazeta.
Uma nova experiência na Copa de 1986, no México, agora pela Rádio Record. Em 1990, seguindo na Record, mas agora pela TV Record de Franca, apresentou um programa esportivo em companhia de Luiz Aguiar.
Sua larga experiência o fez abraçar outras modalidades esportivas, como basquete e vôlei, por Manchete e Record (nacional).
Na TV Thati, em 1994, tem outra experiência, em programa de entrevistas com políticos do estado de São Paulo, seguindo nesta área pela Band Campinas a partir de 1999, por 20 anos.
Formalmente encerrou sua carreira em 2018, passando a residir em Ribeirão Preto mas mantendo-se ativo nas redes sociais.
Helton Pimenta é casado com Neide Pimenta, com quem tem três filhos: Helton Pimenta Jr, Claudia e Eduardo, e cinco netos: Taciana, Arthur, Gregório, Benício e Henrique.
Afinal, a Ponte Preta de 1977 tinha um time melhor que o do Corinthians?
Equipe de Campinas era forte, mas o Timão, no comparativo, leva a melhorAchados & Perdidos: Saiba como foi a maior goleada da história da Vila Belmiro, entre Santos e Ponte Preta
Coutinho foi o artilheiro da histórica partida. Foto: DivulgaçãoSaudade: José Carlos Pace, um dos melhores pilotos de sua geração, completaria 80 anos
Achados & Perdidos: Rara entrevista de Rivellino ao saudoso Gerdi Gomes, antes da Copa de 70
Uma foto, uma história! O saudoso Dr. Osmar de Oliveira sendo entrevistado por Monica Iozzi
Saudade: Há quatro anos morria o jornalista esportivo Dalmo Pessoa
F1: 'A Ferrari está em crescimento, e o Mundial de 2025 é possível', atesta Leclerc
A boa vitória gremista e o razoável empate colorado que restabelecem o equilíbrio das probabilidades no Gre-Nal
Saudade: Marcelo Veiga, ex-lateral e treinador, completaria 60 anos
Uma foto, uma história! Milton Neves emocionado com o Estádio da Luz, em Portugal
Depois de assegurar o título antecipado na FRECA, Rafa Câmara parte para a F3 em 2025
Parabéns, Dida! Veja o aniversariante defendendo dois pênaltis de Raí