Jorge Guaraci da Silva e Silva, o Guaraci, zagueiro da Portuguesa de Desportos de 1968 a 1973, nasceu em Porto Alegre em 22 de abril de 1949. Atualmente reside em Poá, cidade da Grande São Paulo, onde é dono da "Guapé Futebol Escola" que fica no bairro Calmon Viana e conta com mais de 200 alunos. Casado, tem três filhos e dois netos.
Guaraci jogou no Corinthians em 1972, mas não sobreviveu ao fraco futebol apresentado pelo time do Parque São Jorge. Com a camisa do Timão, ele fez apenas 14 jogos (dez vitórias, três empates e uma derrota). Ele não marcou nenhum gol pelo Alvinegro (números do "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte).
O ex-zagueiro gaúcho jogou também no Internacional (RS), de 1963 a 1968.
Por sinal, estreou no Colorado entre os profissionais com apenas 16 anos. Passou depois por Criciúma, Grêmio Maringá, Paulista, Bahia, Belenenses, Boa Vista, Espanhol de Barcelona, León do México, Ferroviário do Paraná e Santo André, onde encerrou a carreira em 1980.
Saudade: Há quatro anos morria Alberi, ex-atacante do ABC e América-RN
Atleta conquistou inúmeros títulos no futebol potiguar. Foto: DivulgaçãoEm vídeo, pontas que marcaram época com a camisa do São Paulo Futebol Clube
Muller, Canhoteiro, Terto e Zé Sérgio estão entre elesRelembre do saudoso Diogo, goleiro do Corinthians na histórica quebra do tabu contra o Santos
F1: Mundial chega a Austin e título da temporada pode ser definido em favor de Antonelli
Achados & Perdidos: O primeiro 'encontro' de Pelé com Milton Neves e muitos outros
Saudade: Há quatro anos morria Waldemar Pires, presidente do Timão na Democracia Corintiana
Saudade: Há dois anos morria Tonhão, raçudo zagueiro, querido pela torcida do Palmeiras
Achados & Perdidos: 'Arraiá do Mirtão' marcou reencontro de amigos da Jovem Pan em 2017
Achados & Perdidos: Gol de Rivellino em seu 100º jogo pela Seleção Brasileira com narração de Fiori Gigliotti
Achados & Perdidos: Pelé, que faria 86 anos hoje, foi garoto-propaganda de café, vitamina, pilhas e até videogame
El Clássico: Sem Vini, com Raphinha e Gabriel Jesus. E ingressos a 75 mil reais. Por Ricardo Setyon
Saudade: Há dois anos morria Maguila, principal peso-pesado do boxe brasileiro