Gil

Ex-atacante do Corinthians
por Tufano Silva

O veloz atacante Gilberto Ribeiro Gonçalves, mais conhecido como Gil, caiu nas graças da torcida corintiana no início dos anos 2000 por dois motivos: pelos títulos conquistados pelo Timão - ao todo foram seis -, e também pelo seu excelente desempenho nos clássicos diante do rival São Paulo.
 
Em fevereiro de 2015, Gil foi anunciado como novo reforço do Juventus, tradicional clube paulistano, para a disputa da Série A3 do Paulistão.

Em 2013, Gil seguia aguardava a proposta de alguma grande equipe de São Paulo. "Clube tem um monte, mas jogar por jogar não me interessa. Pretendo seguir atuando em São Paulo. Não quero me expor à toa em um time que não tem sede de títulos, que entra só para não cair?, explicou o avante, em entrevista ao portal UOL.

Nascido em Andradina-SP em 13 de setembro de 1980, Gil iniciou sua carreira nas categorias de base do Corinthians. Foi promovido ao time principal no início da temporada de 2000, fazendo parte da equipe que conquistou o primeiro Mundial reconhecido pela Fifa, em final diante do Vasco, no Maracanã.

Nos cinco anos em que jogou profissionalmente pela agremiação do Parque São Jorge, Gil faturou seis títulos. Além do Mundial, o avante conquistou um Brasileiro (2005), dois Paulistas (2001 e 2003), um Torneio Rio-São Paulo (2002) e uma Copa do Brasil (2002).
Em 2004, a péssima campanha do Corinthians no Brasileirão fez com que Gil perdesse seu espaço na equipe, e ele foi negociado com o Verdy Tokyo, do Japão, no início da temporada seguinte. Em 2006, voltou ao Brasil, desta vez para defender o Cruzeiro, conquistando por lá um Campeonato Mineiro e sendo negociado com o Gimnàstic, da Espanha, no mesmo ano.

Em 2007, foi negociado com o Internacional de Porto Alegre, onde também não obteve sucesso sequer parecido com o dos tempos de Corinthians. No ano seguinte, foi emprestado ao Botafogo, e logo depois contratado pelo Flamengo.

Na gávea, fez parte do time que, com o ataque formado por Adriano e Emerson Sheik, conquistou o Campeonato Brasileiro de 2009. Gil deixou o Rubro-Negro em 2010.

Foto: Reprodução/UOL
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES