Paulista de Vinhedo, nascido em 29 de abril de 1975, Fábio Luciano foi revelado pela Ponte Preta em 1996. O zagueiro deu os primeiros passos no futebol como centroavante, mas logo percebeu que se daria melhor na retaguarda.
Atualmente é comentarista de futebol nos canais ESPN.
Vigoroso, o grandalhão se notabilizou pela boa presença na área, tanto para defender quanto para atacar, o que explica o grande número de gols que marcou, a maioria de cabeça.
As boas atuações na Macaca ao lado do ex-são-paulino Ronaldão o levaram para o Corinthians no ano 2000.
A primeira passagem dele pelo Parque São Jorge, tímida, foi marcada pela presença em uma lista de dispensas elaborada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo no início de 2001.
Fora dos planos, Fábio Luciano, magoado, seguiu emprestado para o Internacional, onde atuou sob o comando do treinador Carlos Alberto Parreira, que o levaria de volta ao Timão em 2002.
Aquela temporada foi a mais vitoriosa da carreira do "xerife". Pelo Alvinegro, conquistou a Liga Rio-São Paulo, a Copa do Brasil e o vice do Campeonato Brasileiro.
Em 2003, com Geninho como técnico, Fábio Luciano viveu a alegria de ser campeão estadual, mas também amargou a tristeza da eliminação da Copa Libertadores em pleno Morumbi para o River Plate.
Após o trauma, houve um desmanche na equipe que contava, entre outros, com Liédson, Roger Guerreiro, Leandro, Leandro Amaral e Jorge Wágner.
O zagueiro se transferiu ao Fenerbahçe, da Turquia, onde viveu grande fase (levantou o bicampeonato turco) até se machucar em 2006. Em seguida, teve uma rápida passagem pelo pequeno FC Köln (Colônia), da Alemanha, até chegar no meio de 2007 ao Flamengo, onde resolveu encerrar a carreira ao término do Campeonato Carioca de 2009.
"Chegou o momento de dizer adeus e seguir um novo caminho. Estou bem preparado para isso. Minha esposa e minha família se privaram de tantas coisas que chegou a hora de eu privar da coisa que mais amo para dar uma atenção especial a eles", disse no dia 5 de maio de 2009, em pronunciamento na Gávea, um dia depois da conquista do bicampeonato carioca como capitão rubro-negro.
Em 2003, Fábio Luciano disputou duas partidas pela seleção brasileira, válidas pela Copa das Confederações. A equipe nacional foi eliminada na primeira fase.
F1: Norris vence em Silverstone e encosta em Piastri na disputa pelo título. Hulkenberg consegue seu primeiro pódio
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
Parabéns, Tupãzinho! Herói do Timão no Brasileiro de 90 está completando 57 anos!
Achados & Perdidos: Lato marcava contra o Brasil e garantia o terceiro lugar para a Polônia na Copa de 74
Olhos no retrovisor: Barrichello voltava a guiar o carro da Brawn-GP há seis anos
Parças de Neymar viram motivo de piadas no Santos. Por Wladimir Miranda
F1: Após metade da temporada concluída, dupla da McLaren amplia vantagem para Verstappen e segue favorita ao título
Uma foto uma história! Brito e Gérson em Guanajuato, na concentração brasileira durante a Copa de 70
Achados & Perdidos: Há 50 anos, histórica goleada da Lusa sobre o Timão
Olhos no retrovisor: Há quatro anos morria o ex-piloto argentino Carlos Reutemann