por Marcos Júnior Micheletti
Esquerdinha, o José Marcelo Januário de Araújo, paraibano de Caiçara, onde nasceu em 6 de maio de 1972, morreu aos 46 anos, em 31 de outubro de 2018, vítima de um infarto fulminante. Ele estava jogando futebol com amigos no Estádio da Graça, em João Pessoa, quando sentiu-se mal. Foi encaminhado ao Pronto Atendimento da cidade de Cruz das Armas-PB mas não resistiu.
Lateral-esquerdo, ele atuou no futebol paraibano pelo Santos de Tereré e Botafogo-PB, e também jogou por Vitória, Fluminense, Zaragoza (Espanha), Porto (Portugal), Bahia e Goiás, entre outros.
Encerrou sua carreira em 2007, pelo Botafogo-PB, clube pelo qual trabalhou em seguida como auxiliar técnico, mesmo cargo que ocupou no Santa Cruz.
O Futebol Clube do Porto, clube pelo qual atuou entre 1999 e 2000, divulgou uma nota oficial acerca da morte de esquerdinha, que segue abaixo, na íntegra:
O FC Porto envia condolências à família e amigos de José Marcelo Januário de Araújo, conhecido como Esquerdinha. O antigo futebolista do clube faleceu na quarta-feira, aos 46 anos, em João Pessoa, Paraíba (Brasil).
O lateral esquerdo brasileiro representou o FC Porto entre 1998 e 2001, contribuindo para a conquista do Pentacampeonato em 1999. Esquerdinha disputou 87 jogos com a camisola azul e branca (9 golos), vencendo um campeonato, duas Taças de Portugal e uma Supertaça de Portugal.
O Vitória-BA também divulgou nota oficial sobre a morte de Esquerdinha
A Nação Rubro-Negra amanhece de luto. Nos deixou, na noite desta quarta-feira (31), Marcelo Januário da Silva, o Esquerdinha, que brilhou no Leão na década de 90. Esquerdinha foi eleito o melhor lateral esquerdo do Clube. Que Deus conforte o coração da sua família e amigos. pic.twitter.com/3iQHSFu4uJ
— EC Vitória (@ECVitoria) 1 de novembro de 2018
Saudade: Joelmir Beting nos deixava há 13 anos
Com seu Dodge Dart 1972, em foto de 1981. Foto: Revista Quatro RodasAchados & Perdidos: Os dois gols que Givanildo marcou jogando pelo Corinthians
O ex-volante em ação pelo Alvinegro, contra o Flu de Doval. Foto: ReproduçãoParabéns, Alemão! Ex-volante do Botafogo, Napoli e Seleção completa 64 anos
Atlético encara o Lanús em busca do inédito título na Sul-Americana; as formações
F1: Norris é o pole do GP de Las Vegas. Bortoleto para no Q1 e parte da penúltima fila
F1: Verstappen vence o GP de Las Vegas e segue na luta pelo penta, restando duas etapas
Achados & Perdidos: Há 22 anos, com vitória sobre o Sport, Palmeiras garantia seu retorno à Série A do Brasileiro
Saudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Saudade: Há dois anos morria Rubens Minelli, treinador brasileiro multicampeão
Achados & Perdidos: Flamengo vencia o Cobreloa há 44 anos e conquistava sua primeira Libertadores
Embalado por vitória no Majestoso, Corinthians vai a Minas para enfrentar o Cruzeiro; os times
Olhos no retrovisor: Hamilton conquistava seu segundo título na F1 há 11 anos, o primeiro pela Mercedes