Belletti

Ex-lateral-direito de São Paulo, Barcelona e Seleção Brasielira
por Diogo Miloni 
 
Juliano Haus Belletti, ou simplesmente Belleti, é um ex-lateral-direito de boas passagens por São Paulo, Barcelona, Chelsea e Seleção Brasileira. Em 2012, entrou para o ramo da comunicação ao lançar a revista "Soccer Magazine", um projeto inovador entre as publicações voltadas para o futebol.
 
Deixou a função de comentarista no SporTV em dezembro de 2016 e anunciou no dia 21 do mesmo mês que iria começar a trabalhar no Coritiba, na função de relações internacionais do clube paranaense.

Natural de Cascavel, Belletti nasceu no dia 20 de junho de 1976 e ,influenciado pelo pai, iniciou sua carreira no futebol de salão. Na época, a primeira experiência do jogador foi atuando como goleiro, a mesma posição de seu pai.

Aos 15 anos, o paranaense teve uma oportunidade na peneira do Cruzeiro e passou na posição de meia-esquerda. Três anos depois fez sua primeira partida como profissional, diante do Bragantino, no empate em 1 a 1, pelo Campeonato Brasileiro.

Na temporada seguinte foi convocado por Zagallo, treinador da Seleção Brasileira, para atuar como volante. A repercussão nacional levou o jogador para o São Paulo em 1996, em uma troca que envolveu diversos jogadores. O Tricolor Paulista cedeu Gilmar, Ronaldo Luis, Aílton, Vitor e Donizete para ter Belletti e Serginho, revelações do Cruzeiro.

Em 1999, foi emprestado para o Atlético-MG e após boas atuações ganhou espaço no clube paulsita. Já oficializado na lateral-direita, o atleta permaneceu por seis anos no São Paulo.

Em 2002, foi chamado por Luiz Felipe Scolari para o grupo da Seleção Brasileira que conquistou o pentacampeonato na Copa do Mundo da Coréia e do Japão.
Após a maior conquista de sua carreira, Belleti se transferiu para o futebol espanhol. A primeira passagem foi no Villareal, onde permaneceu dois anos, mas o destaque aconteceu vestindo a camisa do poderoso Barcelona.

Ao lado de craques como Ronaldinho, Deco, Xavi, Iniesta e Eto´o, era difícil para um lateral-direito conseguir se destacar. Mas a estrela de Belletti brilhou na partida mais importante para a equipe, a final da Liga dos Campeões de 2006/07, diante do Arsenal-ING. O brasileiro marcou o gol do título e se eternizou na história do Barcelona e do futebol europeu.

Em 2007, a pedido do técnico José Mourinho, o ala foi contratado pelo Chelsea, da Inglaterra. Polivalente, o jogador logo conseguiu vaga na equipe titular e participou das vitórias de duas Copas da Inglaterra e uma Liga Inglesa, marcando seu nome em mais um grande clube europeu.

Na volta para o Brasil, Belletti escolheu as Laranjeiras como novo lar e encontrou no Fluminense um ex-companheiro de Barça, o meio-campista Deco. Mas sua passagem pelo Tricolor carioca não foi das melhores, com poucas oportunidades e já sem o mesmo vigor físico de antes, acabou rescindindo seu contrato.

Em 2011, após acertar sua ida para o Ceará, o atleta não chegou a atuar em nenhuma partida e decidiu encerrar sua carreira alegando seu físico não aguentar mais.

Selecione a letra para o filtro

Mais lidas

  • Sem notícias nesta categoria
  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    39
  • 2 San
    37
  • 3 Pal
    36
  • 4 Cor
    32
  • 5 São
    31
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES