Zetti participa de evento em homenagem ao Dia do Goleiro, no CT da Barra Funda

Zetti participa de evento em homenagem ao Dia do Goleiro, no CT da Barra Funda

Pedro Lopes
Do UOL, em São Paulo

Bicampeão mundial pelo São Paulo, Zetti participou ontem de homenagem ao dia do goleiro (sexta-feira), no CT da Barra Funda. Durante o evento, que contou com participação de nomes como Tiago Volpi, Jefferson e Sérgio, o ex-goleiro são-paulino conversou com o UOL Esporte.

Participaram do evento 300 goleiros da Fechando o Gol - academia de Zetti especializada em treinamento de goleiros. À reportagem, o ex-arqueiro falou sobre a disputa por vagas na posição na seleção brasileira e apostou que Cássio será o terceiro goleiro de Tite na Copa América.

"Gosto muito dos dois atuais, o Alisson hoje é titular, mas o Ederson, se tiver uma sequência algum dia, também acho que pode se firmar como titular. Sobre a terceira vaga, o Cássio está de se destacando e acho que ele está mais no foco hoje, da mídia, de tudo que está acontecendo. Acho que ele vai ser o goleiro na Copa América", afirmou.

Um dos grandes nomes de sua geração, Zetti analisou a qualidade dos goleiros brasileiros atualmente, além de mudanças no treinamento. Para o ex-goleiro, os atletas atuais tem uma preocupação menor em segurar a bola depois das defesas.

"Sem ser saudosista, mas a gente tinha um trabalho mais puxado para segurar a bola, sem dar rebote. Hoje eu percebo goleiros mais voltados para fazer a defesa, não importa como, às vezes socando a bola. Fica mais plástico", disse.

Por outro lado, Zetti reconhece que os goleiros atuais passaram a jogar mais com os pés. O ídolo do São Paulo lembra que essa adaptação começou na sua geração - ele tinha qualidade para sair jogando, mas alguns colegas, nem tanto.

"Mudou mais o comportamento do goleiro, nos próprios treinamentos. A intensidade era focada em outro tipo de movimento na hora do jogo. Acho que isso foi introduzido para poder ter um equilíbrio maior. Essa geração (que está) vindo agora já chega com essa qualidade de jogar com os pés, mas teve uma adaptação no meio, eu peguei essa fase de adaptação. Não tive tanta dificuldade porque eu tinha habilidade com os pés, outros tiveram uma dificuldade maior".

Além de analisar os goleiros atuais, Zetti também apontou um nome específico no qual aposta: Rafael, goleiro reserva do Cruzeiro.

"Gosto dos goleiros que estão jogando, no Brasil e fora, Alisson, Ederson, Neto. Acho que no Brasil temos uma referência grande que é o Fabio, do Cruzeiro. O Rafael, que é o reserva do Fabio, também faz a diferença quando tem a oportunidade. Cássio, o Vanderlei, que são um pouco mais rodados. O Rafael, do Cruzeiro, ainda não tem muita oportunidade, mas quando tiver, acho que pode até ser chamado para a seleção".

Foto: Divulgação

Últimas do seu time