Velho Lobo era o técnico do Flamengo na conquista histórica, que completa 10 anos nesta sexta-feira

Velho Lobo era o técnico do Flamengo na conquista histórica, que completa 10 anos nesta sexta-feira

por Thales Soares, iG Rio de Janeiro
O que não falta na vida de Zagallo é história. Campeão do mundo quatro vezes com a seleção brasileira, ele deixou seu nome eternizado no futebol mundial. Mas um simples título carioca mexeu com o Velho Lobo. A conquista do tricampeonato do Flamengo em 2001, que completa 10 anos nesta sexta-feira, está entre as três mais marcantes de sua vida.
"O mais especial, certamente, foi a Copa do Mundo de 1958. Depois, vem a de 1970 e, em seguida, o tri em 2001?, afirmou Zagallo. "Foi o meu penúltimo título. No mesmo ano, de lambuja, ainda sobrou a Copa dos Campeões, na minha terra, em Maceió?, lembrou o Velho Lobo.
Zagallo é tratado como peça fundamental daquela conquista. Ele havia assumido o cargo de técnico no ano anterior, num time em crise, durante a disputa do Campeonato Brasileiro. Capaz de administrar uma crise de egos entre Petkovic e Edílson, comemora até hoje a conquista sobre o Vasco.
"A gente fez 1 a 0 e levou o empate no fim do primeiro tempo. Levantar o moral da rapaziada no intervalo não foi fácil. Mas aí o Petkovic achou o Edílson e ficamos a um gol. No apagar das luzes, com aquela falta, olhei para a torcida do Vasco, que já comemorava, o Joel Santana (técnico) e o Eurico (Miranda, presidente), com suas baforadas. Peguei meu Santo Antônio no bolso e pensei que era naquela hora ou nunca. De fato, foi uma das grandes conquistas pelas circunstâncias?, contou Zagallo.
Na época, o Flamengo precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão, pois havia sido derrota por 2 a 1 no primeiro jogo e a vantagem era do Vasco, que havia terminado a fase de classificação com a melhor campanha. Zagallo agradece pela conquista, principalmente a Petkovic.
"É uma lembrança que não pode ser esquecida nunca. Quantas vezes sou parado para fotos e as pessoas só falam nesse título. O nome do Petkovic vai ser sempre lembrado por isso. Principalmente, por ter sido contra o Vasco. Foi um jogador fundamental naquela conquista, mesmo com os problemas que teve com Edílson. Eram dois egos muito grandes. Resolvemos no papo?, afirmou Zagallo.
Foto: iG

Últimas do seu time