Meia é lembrado por integrar o elenco campeão do mundo e europeu

Meia é lembrado por integrar o elenco campeão do mundo e europeu

Com a proximidade da Copa do Mundo FIFA, fui puxando em minha memória alguns jogadores que marcaram a minha infância. Foi então que me lembrei da Copa de 1998, principalmente daquela derrota do Brasil sobre a França, por 3 a 0, no Stade de France.

Ao me lembrar do elenco da França daquele mundial, percebi que Zidane não jogava sozinho no meio de campo. Existia outro grande jogador que ajudou demais naquela gloriosa campanha dos Bleus. Trata-se do meia esquerda Youri Djorkaeff.

Nascido em março de 1968, Youri Djorkaeff se tornou futebolista respeitado graças à influência de seu pai, Jean Djorkaeff, que foi um defensor muito conhecido, que disputou a Copa do Mundo de 1966 com os Bleus, além de acumular passagens marcantes pelo Lyon, Olympique de Marselha e PSG.

Desde jovem, Youri Djorkaeff demonstrava que teria vida longa no futebol. Canhoto, técnico, rápido e excelente cobrador de faltas, Djorkaeff começou sua carreira no modesto Grenoble, onde se destacou por cinco anos até assinar com o Strasbourg, em 1989.

No Strasbourg, bastou apenas uma temporada para Djorkaeff ganhar os holofotes. Foram 25 gols, em 35 jogos com a camisa do clube francês, o que lhe rendeu um melhor contrato com o Monaco, em 1990.

Foram cinco e gloriosos anos de Youri Djorkaeff com a camisa do Monaco, onde conquistou a Copa da França, em 1991, além de conseguir suas primeiras convocações para a seleção francesa. Em 1995, o PSG tirou Djorkaeff do Monaco, mas sua passagem por Paris não tão brilhante, como aconteceu no clube do principado.

Entre 1996 a 1999, Youri Djorkaeff defendeu a Internazionale de Milão, se tornando um dos jogadores mais bem pagos do futebol europeu, além de ganhar um status de protagonista da equipe e também na seleção francesa. Com Djorkaeff na equipe, a Inter de Milão conquistou a Copa da UEFA no ano de 1998, ao derrotar a Lazio, por 3 a 0, com gols de Ronaldo, Zamorano e Zanetti.

A grande fase de Djorkaeff foi mesmo com a camisa da Inter de Milão, pois se tornou um jogador de classe mundial, apesar da idade já avançada. Após a passagem por Milão, Djorkaeff foi negociado ao Kaiserslautern, clube por onde jogou três temporadas.

Em 2002, já com seus 34 anos nas costas, o meia ainda passou pelo futebol inglês ao assinar um contrato de dois anos com o Bolton, clube que contava com o nigeriano Jay Jay Okocha e o zagueiro espanhol Ivan Campo.

Em 2005, veio o seu pior ano como profissional atuando pelo Blackburn Rovers, onde disputou apenas três jogos, sem nenhum gol feito. Após a frustrante passagem pelo Blackburn, Djorkaeff rumou para Nova York, onde assinou contrato com o NY/NJ MetroStars, que logo depois tornaria o New York Red Bull. Por lá, o meia francês não conquistou títulos, mas marcou 12 gols em 45 jogos. Em 2006, aos 38 anos, o meia anunciou sua aposentadoria dos gramados, após não se recuperar de uma lesão no ombro.

Gloriosa passagem com a seleção francesa

A carreira de Youri Djorkaeff não foi repleta de títulos, mas ele entrou para a galeria de jogadores que tiveram a honra de serem campeões do mundo e europeu. Em 1998, Djorkaeff ajudou a França a conquistar o inédito título mundial dentro de casa. Dois anos depois, lá estava ele para integrar a seleção francesa campeã europeia, ao bater a Itália, na prorrogação, por 2 a 1, em uma das partidas mais emocionantes e memoráveis da história da UEFA EURO.

Ao todo, Djorkaeff disputou 82 jogos com a camisa dos Bleus e marcou 28 gols. Djorkaeff não chegou nem aos pés de Zinedine Zidane, mas podemos afirmar que ele está na galeria dos jogadores mais importantes do futebol francês, graças as suas conquistas pela seleção e com a Inter de Milão. Seu irmão caçula, Micha Djorkaeff já não pode dizer o mesmo, pois sua carreira foi construída jogando por clubes pequenos do território francês.

No Twitter: @pinheirorp

Foto: Reprodução

Últimas do seu time