Leonardo e a Mãe Laura no Uruguai. O Tchoukball ainda vive do "Paitrocinio"!

Cansado de rivalidades desenfreadas e contatos físicos sem a mínima noção de força e que por muitas vezes levam a contusões, foram os motivos que levaram o garoto de apenas 15 anos, Leonardo Esteves Santos, a praticar o Tchoukball.
Inventado pelo suíço Dr. Hermann Brandt na década de 70, para ser o jogo da "paz? se popularizou de tal forma em Taiwan que virou o terceiro esporte mais popular. 
A pronuncia correta é Chukebol é uma mistura de vôlei, basquete e pelota basca e não permite contato físico.
Dois quadros são colocados em uma quadra entre 26 a 29 metros de comprimento com 15 a 17 metros de largura com dois quadros com redes esticadas, onde duas equipes de sete pessoas terão que lançar uma bola de borracha, em qualquer lado da quadra que não cause rebote.
O esporte é regido pela Federação Internacional de Tchoukball e desde 1999 pela Associação Brasileira de Tchoukball. Em 2001, a FIT recebeu da ONU uma carta elogiosa pelas mensagens de paz transmitidas pelo esporte.
Apesar de toda mensagem positiva que o Tchoukball transmite, a Associação Brasileira de Tchoukball tem muitas dificuldades para custear as viagens internacionais de todas as categorias.
Recentemente, as seleções de base do Brasil foram disputar sul americano no Uruguai e Laura Esteves Santos, que tem dois filhos convocados para Seleção Brasileira de base, Leonardo Esteves Santos, de 14 anos,  e o irmão Gabriel Esteves Santos, de 10 anos custeou a sua e a viagem dos filhos.
Ambos se sagraram campeões sul-americanos, mas deixaram uma bela conta para os pais, Laura e Mauro.
Os meninos tupiniquins fizeram muito sucesso na competição continental, venceram em quase todas as categorias da competição sul-americana, com exceção da M-12, onde os argentinos levantaram o caneco.
No último mundial, disputado em 2011, na Itália, Taiwan foi a campeã, o vice-campeonato ficou para os donos da casa, Cingapura em 3º, Suíça, 4º, Áustria, 5º, Grã-Bretanha, 6º, Alemanha, 7º, Brasil, 8º, Emirados Árabes, 9º, Republica Checa,10º, Filipinas, 11º e Espanha, na última posição.

Saiba mais sobre o Tchoukball clicando aqui



Os atletas Daniel Mota Pérez, felipe kenji e Gabriel Santos , da categoria  M-10

Últimas do seu time