Aos 42 anos, Nenê jogará a Série A pelo Juventude. Foto: Gabriel Tadiotto/ECJuventude

Aos 42 anos, Nenê jogará a Série A pelo Juventude. Foto: Gabriel Tadiotto/ECJuventude

O avanço da tecnologia em serviço especialmente da medicina esportiva, da fisiologia e da preparação física permite que jogadores atuem como profissionais por mais tempo do que no passado. É cada vez mais comum ver veteranos na ativa e em bom nível físico e técnico. O caso mais emblemático é o de Zé Roberto, que jogou profissionalmente até os 43 anos esbanjando saúde.

Em 2024, são muitos os casos de “vovôs” que seguem na ativa. Alguns em clubes grandes, outros defendendo equipes menores, os veteranos estão espalhados pelo país mostrando muito vigor.

CONFIRA CINCO VETERANOS QUE ESTÃO NA ATIVA BRASIL A FORA

Nenê

Com passagens por clubes como Santos e Paris Saint Germain, Nenê está com 42 anos e segue como um dos principais jogadores do Juventude, que disputará a Série A em 2024.

 

           

Fábio

Fábio está com 43 anos e segue sendo um dos principais goleiros do futebol brasileiro. O campeão da Libertadores estará em campo pelo Fluminense em 2024.

 

Vagner Love

Vagner foi peça importante na temporada de 2023 do Sport, mesmo com o time não conseguindo conquistar o acesso à Primeira Divisão. Em 2024, o Leão da Ilha seguirá contando com o futebol do atacante de 39 anos.

 

 

 

Ralf

Aos 39 anos, Ralf ainda não decretou sua aposentadoria. O volante que fez história pelo Corinthians defende as cores do Vila Nova desde 2022 e disputará a Série B de 2024.

 

 

Apodi

Outro veterano que segue desfilando pelos gramados brasileiros é o lateral Apodi. Aos 37 anos, o jogador, que teve passagens por Santos e Cruzeiro e defendeu o Goiás em 2023, é mais um que jogará pelo Vila Nova em 2024.

 

 

 

Últimas do seu time