O Internacional é o segundo colocado nesse ranking

O Internacional é o segundo colocado nesse ranking

Paulo Matuck

Do UOL, em São Paulo

O gol de pênalti sofrido na derrota de 2 a 0 para o Atlético-PR no sábado consolidou o Vasco como a equipe que mais tentos sofreu dessa maneira na história do Campeonato Brasileiro desde que o formato de pontos corridos foi implantado. Entre 2003 e 2015, os goleiros vascaínos foram buscar as bolas nas redes 59 vezes depois de cobranças de penalidades máximas.

O Internacional é o segundo colocado nesse ranking, com 55 gols sofridos dessa maneira. Apenas um outro time sofreu mais de 50 gols de pênalti no período. É o São Paulo, que levou 51 tentos a partir da marca que estabelece a distância de 11 metros da linha do gol. Entretanto, tanto o São Paulo quanto o Internacional participaram de todas as edições do Brasileirão desde que o sistema de pontos corridos foi adotado. Já o Vasco passou duas temporadas na segunda divisão.

Proporcionalmente, os vascaínos sofreram 9,98% de seus gols em cobranças de pênalti, número significativamente mais alto que a média desse tipo de gols no torneio, que é de 7,63%.

Do outro lado dessa conta está o Cruzeiro. O time azul e branco de Minas Gerais foi o que mais converteu cobranças de pênaltis no Brasileirão. Fez 69 gols dessa maneira desde 2003 até agora, o que representa 8,8% do total de tentos assinalados pela equipe. Outros três times conseguiram ultrapassar a casa de 50 gols marcados em cobranças de penalidades máximas. O Fluminense, com 64 gols feitos dessa maneira é o segundo colocado no ranking, seguido por Corinthians, com 56, e São Paulo, com 51. O Vasco está prestes a entrar nesse grupo. Já fez 49 gols de pênalti no Brasileirão.

Dos 41 times que participaram do Brasileirão em seu formato atual, apenas o estreante Joinville, que faz sua estreia na competição em 2015, ainda não marcou nem sofreu gols em cobranças de pênalti.

Foto: UOL

Últimas do seu time