O ex-ponta aualmente reside em Criciúma, onde mantém um Centro Esportivo. Foto: Divulgação

O ex-ponta aualmente reside em Criciúma, onde mantém um Centro Esportivo. Foto: Divulgação

O ex-ponta-direita Valdomiro Vaz Franco, recordista de jogos pelo Sport Club Internacional (mais de 800 partidas, com 192 gols marcados), completa 74 anos nesta segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020.

Catarinense de Criciúma, onde reside, Valdomiro mantém o Centro Esportivo Valdomiro, com uma escolinha de futebol.

Ele foi revelado pela equipe do Comerciário, depois chamado de Criciúma, e chegou ao Beira-Rio em 1968, participando, inclusive, do jogo inaugural do Beira-Rio, em 6 de abril de 1969, quando o Inter venceu a equipe portuguesa do Benfica por 2 a 1.

Dez vezes campeão gaúcho pelo Inter, Valdomiro foi titular do Inter nos três títulos brasileiros da equipe gaúcha, em 1975, 1976 e 1979.

Foi dele o cruzamento para o histórico gol de Figueroa, o "Gol Iluminado", no primeiro campeonato brasileiro colorado, em 1975, diante do Cruzeiro, no Beira-Rio.

Em 1976 foi fundamental no jogo que decidiu o bicampeonato brasileiro do Inter, contra o Corinthians, também no Beira-Rio. Ele cobrou a falta do primeiro gol. A bola bateu na barreira e Dario marcou de cabeça. O segundo foi do próprio Valdomiro, cobrando falta. A bola bateu na travessão da meta do goleiro Tobias e acabou entrando.

Também jogou pela seleção brasileira. Titular do time de Zagallo na Copa de 1974, na Alemanha, foi fundamental na primeira fase, quando marcou o terceiro gol na partida diante do Zaire, que classificou a seleção para a fase seguinte.

Jogou pela equipe colombiana do Milionários entre 1980 e 1981, para retornar ao Inter em 1982, onde encerrou sua carreira, aos 36 anos.

Em 14 de dezembro de 2015, Valdomiro falou com exclusividade ao Portal Terceiro Tempo, a Marcos Júnior Micheletti, sobre os 40 anos da conquista do Brasileirão e sua brilhante carreira.

CLIQUE ABAIXO E OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA COM VALDOMIRO:

 O Internacional, campeão brasileiro de 1979. Em pé: João Carlos, Benitez, Mauro Pastor, Falcão e Claudio Mineiro. Agachados: Valdomiro, Jair, Bira, Batista e Mário Sérgio. Foto: Divulgação

 

 Seleção Brasileira na Copa de 1974, na Alemanha. Equipe que terminou a competição em quarto lugar. Em pé, da esquerda para a direita: Zé Maria, Leão, Marinho Perez, Alfredo, Paulo Cesar Carpegiani, Marinho Chagas e Admildo Chirol (preparador físico). Agachados: o massagista Mário Américo, Valdomiro, Ademir da Guia, Jairizinho, Rivellino, Dirceu e Nocaute Jack. Foto: Revista "O Mundo do Futebol".

 

 Local mais familiar para Valdomiro no Beira-Rio: a ponta-direita, dominando a bola, partindo para o ataque,. A imagem é de 1979. Atrás, o goleiro do Inter, Benitez. Foto: Revista Placar

 

No duelo entre Santos e Inter, Valdomiro enfrentou Pelé. Foto: vamovamointer.com

 

Dia de festa no Beira-Rio, em 2014. Kledir, Valdomiro e Kleiton. O ex-atacante colorado com a dupla gaúcha em 5 de abril de 2014, dia da reinauguração do Beira-Rio, em Porto Alegre. Foto: Victor Hugo/arquivo pessoal de Kledir Ramil

 

Primeiro título conquistado por Valdomiro no Inter foi o Gauchão de 1969, um ano após chegar ao Beira-Rio. Foto: memoriadointer.blogspot.com.br

 

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE VALDOMIRO NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?", COM UMA AMPLA GALERIA DE FOTOS

Últimas do seu time