Fachada da sede da Universidade Brasil, no Centro de São Paulo. Foto: Divulgação

Fachada da sede da Universidade Brasil, no Centro de São Paulo. Foto: Divulgação

A prefeitura de São Paulo, a Universidade Brasil e a Universidade de Miami discutiram no início desta semana um protocolo de cooperação para a criação de um hospital universitário na zona leste da cidade.

Dentre os participantes da reunião estavam os prefeitos de São Paulo e Miami, Bruno Covas e Francis X. Suarez, o reitor da Universidade Brasil, Fernando Costa, e Aloysio Nunes, que foi nomeado pró-reitor da de relações exteriores da Instituição na última semana.

"A ideia é que eles possam ter aqui um hospital para pesquisas e formar médicos que consigam atender as necessidades do mundo todo. A Universidade Brasil tem um memorando de entendimento com a Universidade de Miami, que fará essa ação em conjunto com a Prefeitura de São Paulo. Hoje, a instituição tem apenas uma ação fora dos Estados Unidos, que é em Israel. Agora, o projeto é que a segunda seja no Brasil, na cidade de São Paulo”, afirmou Bruno Covas.

A intenção é dar atenção ainda maior à terceira idade, área em que a Universidade de Miami possui grande experiência.

"Desde 2014, conversamos sobre esta parceria com a Universidade de Miami e agora será implementado um projeto de terceira idade. Isso vem também de um conceito mundial da Universidade de Miami, de formar médicos com grandes capacitações. Proposta semelhante foi feita em Israel, e agora será realizada em São Paulo, na Zona Leste. É um projeto com as prefeituras de Miami e São Paulo para que possamos dar esse passo tão importante na área de saúde”, explicou Fernando Costa.

Parceiras desde 2014, a Universidade Brasil e a Universidade de Miami já realizam intercâmbios entre alunos do curso de Medicina e estão em fase de desenvolvimento deste projeto, que visa não só a construção do hospital universitário em São Paulo, como também na cidade americana, além de novos cursos da área.

“Em quase dois anos como prefeito, nunca estive em um lugar em que houvesse uma conexão tão intensa com a cidade de Miami. A mensagem que trago de volta é de muita harmonia entre nós. Será empolgante continuar a promover a saúde por meio deste intercâmbio. Estamos otimistas para criar um hospital satélite aqui e também espero que a Universidade Brasil esteja em Miami, para continuarmos a ser uma base de conhecimento para a economia”, disse Francis.

Universidade Brasil recebe comitiva para almoço

Após a reunião na prefeitura, o reitor Fernando Costa recebeu o prefeito de Miami e sua comitiva na sede da Universidade, no centro de São Paulo.

Na ocasião, um vídeo institucional foi apresentado para mostrar a estrutura da Universidade Brasil e suas parcerias, além dos projetos arquitetônicos dos futuros hospitais universitários. Uma das iniciativas que chamou a atenção e arrancou aplausos dos presentes foi o vestibular promovido pela Universidade no Xingu.

No fim, o prefeito de Miami recebeu das mãos do reitor Fernando Costa as três camisas dos parceiros da Universidade Brasil: Corinthians, Flamengo e Atlético-MG. Sorridente, Francis Suarez brincou e fez questão de tirar fotos com todas elas.

Últimas do seu time