Sexto colocado do Brasileiro, Corinthians tem mais de 50% de chances de se classificar para a pré-Libertadores. Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians

Sexto colocado do Brasileiro, Corinthians tem mais de 50% de chances de se classificar para a pré-Libertadores. Foto: Rodrigo Coca/Ag Corinthians

A vitória suada sobre a Chapecoense, na noite da última segunda-feira (1), na Neo Química Arena, deixou o Corinthians mais próximo de uma vaga na próxima edição da Libertadores da América, mas não de uma classificação via G4.

Com o triunfo na 29ª rodada do Brasileirão, o Timão ficou na sexta posição, com 44 pontos. nesse momento, o time de Sylvinho tem cinco pontos de distância para o Red Bull Bragantino, que é o primeiro clube dentro do G4.

Nesse cenário, de acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o clube do Parque São Jorge tem apenas 13% de chances de conseguir uma vaga na próxima Libertadores via G4 – que garantiria a equipe diretamente na fase de grupos da competição continental.

No levantamento de Tristão Garcia, Atlético-MG (99%), Flamengo (94%), Palmeiras (90%), Fortaleza (57%) e Red Bull Bragantino (39%) estão à frente do Corinthians na disputa por vaga no G4. Logo na cola do Timão está o Internacional (4%).

Se G4 ficou complicado para o Corinthians, o G6 é uma realidade. De acordo com números do Departamento de Matemática da UFMG, o Timão tem hoje 53,8% de chances de conseguir uma vaga na Libertadores através do grupo dos seis primeiros colocados do Brasileiro.

A situação corintiana fica ainda mais confortável na luta por uma vaga na fase preliminar da Liberta com a eminente possibilidade de o campeonato passar a ter um G7 (para isso, quem vencer a Libertadores, que será decidida entre Palmeiras e Flamengo, precisa terminar o Brasileiro entre os quatro primeiros colocados), ou até mesmo um G9 (caso Red Bull Bragantino conquiste a Sul-Americana e o Atlético-Mg vença a Copa do Brasil, mais duas vagas serão abertas no Brasileiro).

 

Últimas do seu time