Quartas de final da Copa do Brasil e Brasileirão são o cardápio da semana. Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Quartas de final da Copa do Brasil e Brasileirão são o cardápio da semana. Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

No último domingo (07/07), houve a grande final da Copa América 2019, disputada entre os selecionados brasileiro e peruano, no Maracanã (ou naquilo que existe hoje em dia onde outrora era o verdadeiro Maraca). O Brasil venceu o Peru pelo placar de 3 a 1, com gols anotados por Everton, Gabriel Jesus e Richarlison. Guerrero fez o tento dos peruanos. Vitória protocolar da Seleção Brasileira. Qualquer outro resultado que não fosse o triunfo seria considerado um vexame. A arbitragem da finalíssima também chamou atenção: foi horrível! Penalidades inexistentes e expulsão esdrúxula de Jesus, que fazia uma ótima partida. A tecnologia nada pode fazer contra a incompetência dos que apitam, pois ela depende de alguém que a opere e de um árbitro de campo que acate as decisões. Enfim, página virada! Vamos ao que interessa!

Nesta quarta-feira (10/07), o futebol brasileiro volta a dar o ar da graça com os jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil. Às 19h15, o Grêmio recebe o Bahia em sua Arena, em Porto Alegre. Duelo interessante entre Roger Machado e Renato Gaúcho, tendo em vista que este assumiu o lugar daquele no Tricolor dos Pampas, aprimorou uma ideia de jogo que já vinha sendo muito bem executada e conquistou tudo o que conquistou. Dois treinadores que prezam pelo futebol ofensivo. Acredito que será um belo jogo.

Ainda nesta mesma quarta-feira, só que um pouco mais tarde, às 21h30, o Palmeiras, líder invicto do Campeonato Brasileiro, recebe o Internacional no Allianz Parque, em São Paulo. Até então, este será o maior desafio do Alviverde nesta temporada e certamente também o será para o Inter. Duelo entre duas camisas pesadíssimas e dois times extremamente consistentes, principalmente no quesito defensivo. Quem se sair melhor no ataque, leva! Os artilheiros Deyverson e Guerrero terão papel fundamental no confronto e podem desequilibrar. Será um mata-mata muito equilibrado!

Também às 21h30, o Athletico Paranaense encara o Flamengo na Arena da Baixada, em Curitiba. Certamente, não faz sentido comparar os pesos das camisas dos dois rubro-negros no cenário nacional, tendo em vista que o carioca goza de muito mais prestígio e história. No entanto, time por time, será um jogo bastante equilibrado! O Paranaense de Tiago Nunes jogo de modo muito vertical e é demasiadamente perigoso, principalmente em seus domínios. O Flamengo ainda é uma incógnita. Estou curioso para ver como será este Mengão do português Jorge Jesus. Certamente, será mais organizado do que o de Abel. Os cariocas contam com um excelente elenco e a cobrança por títulos relevantes é mais do que plausível.

Por fim, amanhã (08/07), às 20h00, clássico mineiro entre Cruzeiro e Atlético para abrilhantar ainda mais a fase de quartas de final da Copa do Brasil. Sem dúvidas, será outro embate onde o equilíbrio deve dar o tom, por se tratar de um clássico e também da equivalência entre os dois o elencos. A Raposa passa por um período conturbado em seus bastidores, com dirigentes envolvidos em esquemas de corrupção e tudo mais. Os cruzeirenses esperam que isto não afete o time em campo, pois, se afetar, será mais um adversário. O Galo, por sua vez, aposta em Rodrigo Santana, que vem respondendo bem após a saída de Levir e ainda conta com o retrospecto favorável contra o maior rival em eliminatórias nacionais. Em três embates, o Atlético se deu melhor em todos: eliminou o Cruzeiro nas quartas da Copa União de 87, nas quartas do Brasileirão de 99 e se sagrou campeão na grande final da Copa do Brasil de 2014.

E aí? Quais times avançarão às semifinais?  

* Renan Riggo é jornalista esportivo (A Folha Esportiva) e assessor de imprensa da PPress Marketing e Comunicação

Últimas do seu time