Diego Tardelli está livre após fim do contrato com o Shandong Luneng. Foto: Reprodução/Via UOL

Diego Tardelli está livre após fim do contrato com o Shandong Luneng. Foto: Reprodução/Via UOL

Diego Tardelli já aceita deixar a China. Depois de o contrato com o Shandong Luneng chegar ao fim, o jogador - que pensava em ficar mais dois anos no país asiático - não descarta um possível retorno ao Brasil. Segundo apurou o UOL Esporte, Atlético-MG, Santos e Corinthians estão no páreo.

Em entrevista ao site da CBF na última sexta-feira (25), o atacante de 33 anos revelou que reconsidera a manutenção no futebol chinês.

"Olha, como falei, eu e minha família sempre fomos super bem tratados na China e nos adaptamos muito bem. A minha prioridade já foi permanecer por lá, mas nos últimos dias tenho conversado muito com a minha esposa e, talvez, as coisas podem mudar. Estamos tranquilos e a decisão será tomada de forma conjunta", disse na ocasião.

Embora não cite uma volta ao Brasil como possibilidade na entrevista concedida ao site da entidade, a reportagem consultou ao menos três fontes ligadas ao atleta que confirmam que há chance de retorno ao país. As conversas com a cônjuge Linda Vanessa fazem o atleta cogitar a mudança tão drástica na carreira.

Uma das pessoas procuradas pela reportagem, o agente Bedo Fedato explica a situação: "A procura é muito forte na China e, agora, está começando a abrir [outras possibilidades] também. Como não tinha acabado o contrato ainda, quando anunciou o fim do vínculo, na semana passada, começou a aparecer muita coisa de vários lugares", afirmou.

Outro aspecto que atrapalha o jogador é a nova regulamentação do futebol chinês. A Federação local criou uma espécie de Fair Play Financeiro e reduz a possibilidade de investimentos elevados por parte dos clubes locais. O Guangzhou Evergrande e o Jiangsu Suning demonstraram interesse em ter o antigo camisa 9 do Shandong Luneng.

Atlético-MG leva vantagem sobre Santos e Corinthians

No Brasil, Tardelli tem pelo menos três interessados. Atlético-MG, Corinthians e Santos querem contar com o atacante.

Nos bastidores da Cidade do Galo, há a ideia de que o atacante dará preferência ao clube em uma eventual volta ao Brasil. A cúpula confia no diretor de futebol Marques para tentar o acordo. O cartola foi colega de equipe de Tardelli entre 2009 e 2010 e já até o procurou, mas a consulta foi feita em dezembro do ano passado.

Procurado para falar sobre o assunto, Marques não esconde o desejo de contar com o ex-companheiro de time: "É um nome histórico no clube. É um nome que sempre discutimos. Assim que assumi no ano passado, ao fim do Campeonato Brasileiro, foi o primeiro nome que procurei. À época, ele tinha compromisso na China. Ainda não sabia se iria renovar, embora tivesse proposta, ou se iria para outro clube. É um cara que sempre nos interessa. Daí a haver negociação, é outra coisa. Mas é um nome que sempre está em nosso radar", afirmou ao UOL Esporte.
Menos favorito que o Galo, o Santos é mais um brasileiro de olho em Tardelli. O atacante agrada Jorge Sampaoli e o clube busca condições - através de um investidor - para entrar na briga e fazer uma oferta que possa levar o jogador à Vila Belmiro. Vale lembrar que o time recentemente perdeu Bruno Henrique e Gabigol e ainda terá que lidar com a ausência de Rodrygo, que no meio do ano seguirá para o Real Madrid. Portanto, o ataque é o setor que a diretoria mais busca reforçar.

Além da dificuldade com o alto salário, o Santos também terá de driblar a difícil relação com o empresário Giuliano Bertolucci, que representa Diego Tardelli. O Santos ainda deve para o empresário por empréstimo feito no ano passado pela antiga gestão. Bertolucci chegou a congelar receitas obtidas pelo Santos, mas ainda não houve acordo.

Já o Corinthians corre totalmente por fora. O clube recentemente trouxe Boselli e Vágner Love para a posição e o próprio Andrés deixou claro, ainda no ano passado, que não faria loucuras para fechar com Tardelli. Com os novos reforços contratados, a chance de a diretoria fazer hoje um investimento pesado em Tardelli é mínima.

Fenerbahçe demonstrou interesse em Tardelli

Não é só no futebol brasileiro que Diego Tardelli é cobiçado. O jogador pode defender as cores de outros clubes também. O Fenerbahçe, da Turquia, entrou em contato com o estafe do jogador para fazer uma consulta. Os agentes aguardam para dar uma resposta definitiva, mas também não descartaram a ida para o futebol turco. Eles esperam uma proposta oficial para avançar na negociação sobre o futuro do atleta.

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Pal
    16
  • 2 Atl
    15
  • 3 San
    14
  • 4 Fla
    13
  • 5 Int
    13
  • Veja tabela completa