Acidentes parecidos, em 1983 e 2021. Foto: Reprodução

Acidentes parecidos, em 1983 e 2021. Foto: Reprodução

O acidente entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no último domingo (12,) em Monza, durante o GP da Itália de Fórmula 1, se assemellhou a um ocorrido em 1983, pela temporada da Fórmula 3 Inglesa, quando Ayrton Senna (1960-1994) e Martin Brundle dividiram a mesma curva na prova disputada no traçado inglês de Oulton Park.

Assim como Verstappen, Senna forçou a ultrapassagem sobre Brundle, seu rival pelo título, e o carro do brasileiro acabou ficando por cima do monoposto do britânico, em uma época sem a existência do halo.

Ayrton deixou seu Ralt-Toyota bastante preocupado com a situação, temendo que o assoalho de seu carro tivesse esmagado a cabeça de Brundle, o que felizmente não aconteceu, graças à proteção do santantonio e pelo fato do carro do brasileiro não ter efetivamente atingido o cockpit, apesar da imagem assustadora.

O holandês Max Verstappen, por sua vez, após o choque com Hamilton na Itália, saiu de sua Red Bull e nem se preocupou em aproximar-se do inglês para saber se estava tudo bem, em que pese o fato do piloto da Mercedes tentar voltar à pista, de ré. O capacete de Lewis chegou a ser atingido de leve.

Em 1983, Brundle e Senna foram colocados em uma ambulância e, apesar de ter saído absolutamente ileso, Brundle não deixou de tecer sua opinião sobre o comportamnto do brasileiro durante uma entrevista em 2004, à BBC.

"Senna achava que o mundo conspirava contra ele e estava pronto para bater, se fosse para ganhar mais pontos. Se preciso, ele tirava alguém da pista para pontuar. Seus movimentos eram sempre bem calculados", disse Brundle ao site da BBC, em 2004.

Ayrton Senna sagrou-se campeão daquela temporada da Fórmula 3 Inglesa com 132 pontos, nove a mais que Martin Brundle. O brasileiro venceu as nove primeiras etapas de 1983 e outras três, totalizando 12 triunfos, contra sete do britânico. No ano seguinte, ambos estrearam na Fórmula 1: Senna pela Toleman e Brundle pela Tyrrell.

SENNA X BRUNDE NA FÓRMULA 3 INGLESA EM OULTON PARK, EM 1983


      

  

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOUTUBE

 

 

 

Últimas do seu time