Na noite desta quarta-feira (10) a seleção brasileira estará em campo para sua 11ª partida no Estádio Beira-Rio, amistoso diante de Honduras, último antes da estreia na Copa América, que acontece no próximo domingo (14) contra o Peru.
Foram dez vezes que o Brasil jogou no estádio do Sport Club Internacional, inaugurado em 6 de abril de 1969, em substituição ao Estádio dos Eucaliptos.
O Inter ganhou seu primeiro jogo (um amistoso sobre o Benfica, de Portugal) por 2 a 1, com o centroavante Claudiomiro anotando o primeiro gol da nova casa escarlate. Eusébio empatou para os lusitanos e Gilson Porto decretou o placar final a favor do time gaúcho.
Exatamente um dia depois do Inter fazer sua festa, foi a vez da seleção brasileira jogar no Beira-Rio, também para uma partida amistosa, contra o Peru, em preparação para as eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, que aconteceu no México.
Diferente do jogo do dia anterior, a partida entre Brasil e Peru foi realizada à noite, marcando a inauguração do sistema de refletores do estádio, que em 2014 foi reinaugurado após uma ampla reforma para a Copa do Mundo.
Então dirigido por João Saldanha, com uma formação bem diferente daquela que foi titular da Copa no México (com seu substituto Zagallo no comando) a equipe brasileira derrotou a peruana por 2 a 1. Jairzinho marcou o primeiro gol. Alberto Gallardo empatou para o Peru e Gérson fez o segundo tento canarinho.
A última vez que a seleção brasileira jogou no Beira-Rio foi 40 anos depois de disputar a primeira partida no endereço colorado, em 2009, quando o time que também era comandado por Dunga venceu o Peru por 3 a 0, jogo válido pelas eliminatórias da Copa de 2010. Daquela equipe, apenas dois jogadores estão no elenco atual: Miranda e Robinho.
Nas dez vezes em que a seleção brasileira jogou no Beira-Rio, apenas uma derrota, em 4 de março de 1970, quando a Argentina venceu por 2 a 0.
Foto: Sport Club Internacional
A seleção brasileira na noite de 7 de abril de 1969, segundo jogo realizado no Beira-Rio, primeiro noturno do estádio colorado, inaugurando o sistema de refletores da nova casa escarlate, que subsittuiu o Estádio dos Eucaliptos. A equipe que derrotou o Peru por 2 a 1, em pé, da esquerda para a direita: Carlos Alberto Torres, Félix, Brito, Djalma Dias, Wilson Piazza e Rildo. Agachados: o massagista Mário Américo, Jairzinho, Dirceu Lopes, Pelé, Gérson, Tostão e o massagista Nocaute Jack. Foto: Sport Club Internacional
ABAIXO A RELAÇÃO COMPLETA DOS 10 JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA NO BEIRA-RIO:
1º Brasil 2 x 1 Peru (amistoso)
Data: 7 de abril de 1969
Árbitro: Alberto Tejada (Peru)
Gols: Jairzinho, Alberto Gallardo e Gérson
Brasil Félix, Carlos Alberto Torres, Brito, Djalma Dias e Rildo; Wilson Piazza e Gerson; Jairzinho, Dirceu Lopes, Pelé (Edu) e Tostão.
Técnico João Saldanha
2º Brasil 0 x 2 Argentina (amistoso)
Data: 4 de março de 1970
Gols: Oscar Más e Marcos Conigliaro
Árbitro: Armando Marques (Brasil)
Brasil Ado, Carlos Alberto Torres, Baldocchi, Fontana e Marco Antônio; Wilson Piazza (Zé Carlos), Gérson e Dirceu Lopes. Jairzinho, Pelé e Edu.
Técnico: João Saldanha
3º Brasil 3 x 2 Paraguai (amistoso)
Data: 26 de abril de 1972
Gols Carlos Alberto Torres, Tostão, Escobar, Dirceu Lopes e Diarte.
Árbitro: Armando Marques (Brasil)
Brasil: Félix, Carlos Alberto Torres (Marco Antônio), Marinho Peres, Vantuir e Everaldo; Clodoaldo, rivellino e Paulo Cézar Caju; Jairzinho, roberto Miranda e Tostão (Dirceu Lopes).
Técnico: Zagallo
4º Brasil 3 x 2 Seleção Gaúcha (amistoso)
Data: 17 de junho de 1972
Gols: Carbone, Jairzinho, Paulo Cézar Caju, Claudiomiro e Rivellino.
Árbitro: Robert Heliés (França)
Brasil: Leão (Sérgio Valentim), Zé Maria, Brito, Vantuir e Marco Antônio; Clodoaldo, Wilson Piazza e Rivellino; Jairzinho, Leivinha e Paulo Cézar Caju.
Técnico: Zagallo
Seleção Gaúcha: Schneider, Valdyr Espinoza, Ancheta, Figueroa e Everaldo. Carbone, Tovar e Torino. Valdomiro, Claudiomiro e Alfredo Obberti e Mazinho.
5º Brasil 2 x 2 Seleção Gaúcha (amistoso)
Data: 25 de maio de 1978
Gols: Toninho, Nélio, Lúcio e Éder.
Árbitro (Airton Vieira de Moraes)
Brasil: Leão (Carlos), Nelinho, Abel, Polozzi e Rodrigues Neto; Chicão, Batista e Toninho Cerezo (Dirceu); Toninho (Zé Sérgio), Reinaldo (Roberto Dinamite) e Jorge Mendonça.
Técnico: Cláudio Coutinho
Seleção Gaúcha: Corbo, Lúcio Frasson, Salomon, Oberdan e Jorge Tabajara (Ladinho); Caçapava, Luís Carlos Melo (Jair), Falcão e Tadeu Ricci: Tarciso, André e Éder.
6º Brasil 3 x 1 Chile (amistoso)
Data: 8 de junho de 1985
Gols: Zico (2), Leandro e Alfredo Nuñez
Árbitro: Ricardo Calabria (Argentina)
Brasil: Carlos (Paulo Vitor), Leandro (Édson Boaro), Oscar, Edinho e Júnior; Toninho Cerezo, Sócrates (Alemão) e Zico (Bebeto); Renato Gaúcho, Careca e Éder (Tato).
Técnico: Telê Santana
7º Brasil 3 x 1 Alemana (amistoso)
Data: 16 de dezembro de 1992
Gols: Luiz Henrique, Bebeto, Mathias Sammer e Jorginho.
Árbitro: Juan Escobar (Paraguai)
Brasil: Taffarel, Jorginho, Paulão, Célio Silva e Branco; Mauro Silva, Luiz Henrique (Júnior), Silas (luisinho) e Zinho; Bebeto (Renato Gaúcho) e Careca (Romário).
Técnico: Carlos Alberto Parreira
8º Brasil 4 x 2 Argentina (amistoso)
Data: 7 de setembro de 1999
Gols: Rivaldo (3), Roberto Ayala, Ronaldo e Ariel
Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia)
Brasil: Dida, Cafu, Antônio Carlos, Scheidt e Roberto Carlos, Emerson, Vampeta (Marcos Assunção), Rivaldo e Zé Roberto (Juninho Pernambucano); Ronaldinho Gaúcho (Élber) e Ronaldo.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
9º Brasil 4 x 1 Paraguai (Eliminatórias)
Data: 5 de junho de 2005
Gols: Ronaldinho Gaúcho (2), Zé Roberto, Santa Cruz e Robinho.
Árbitro: Martín Vazquez (Uruguai)
Brasil: Dida, Belletti, Lúcio, Roque Júnior e Roberto Carlos; Émerson
(Gilberto Silva), Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Robinho (Juan)
e Adriano (Ricardo Oliveira).
Técnico: Carlos Alberto Parreira
Milton Neves foi ao Beira-Rio em 2005. Acompanhado da colorada Renata Fan, eles assistiram um treino da seleção brasileira em um sábado, um dia antes do time canarinho enfrentar o Paraguai. Na foto, Cafu posa ao lado dos apresentadores da Band
10º Brasil 3 x 0 Peru (Eliminatórias)
Data: 1 de abril de 2009.
Gols: Luis Fabiano (2) e Felipe Mello.
Árbitro Sérgio Pezzota (Argentina)
Brasil: Julio César, Daniel Alves, Lúcio, Luisão (Miranda) e Kléber; Gilberto Silva, Felipe Mello, Elano (Ronaldinho Gaúcho) e Kaká; Robinho (Alexandre Pato) e Luís Fabiano.
Técnico: Dunga
Fonte de pesquisa: Seleção Brasileira - 90 Anos
Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf
Sob olhar de Caboclo, Tite indica Alex Sandro como titular em final
06/07/2019Vídeo: Comentaristas do Terceiro Tempo debatem classificação do Brasil à decisão da Copa América
03/07/2019Jesus decide, Brasil vence Argentina e vai à final da Copa América
02/07/2019Gols anulados por VAR levam quartas de final da Copa América aos pênaltis
30/06/2019Gol de mão derrubou Dunga da seleção e ainda repercute no Peru
21/06/2019