Sobe e desce do campeonato deixa boas disputas para o turno. Imagem: Reprodução

Sobe e desce do campeonato deixa boas disputas para o turno. Imagem: Reprodução

Com o Campeonato Brasileiro chegando ao fim do primeiro turno, pensei em trazer aqui as perspectivas de cada equipe para o fase final da competição.

Levei em consideração a posição atual na tabela, os resultados da primeira fase e as perspectivas de evolução de cada time, além de possível influência de outras competições (Libertadores e Copa do Brasil) nos objetivos dos clubes envolvidos.

Título

Três times estão firmes na disputa: Flamengo, Santos e Palmeiras. Não é impossível, mas improvável, que Corinthians e São Paulo entrem na disputa.

O Flamengo tem o melhor elenco do país. De 11 titulares, pelos menos 10 estão ou já estiveram servindo as seleções nacionais.

Mesmo sem as alternativas do “Mister” Jesus, o Jorge da Baixada (Sampaoli) consegue manter o Santos na frente. O problema é que nos confrontos diretos, e em clássicos, essa diferença técnica prevalece contra o Peixe.

O Palmeiras tem um elenco forte, mas que, depois de retomar as vitórias, no fim do turno, vai precisar mostrar que está preparado também para os jogos grandes, que serão justamente contra os rivais diretos e os clássicos contra Corinthians e São Paulo.

Libertadores

Além dos cinco clubes citados acima, que devem garantir classificação para o principal torneio da América do Sul, no ano que vem, a sexta vaga será disputa entre Inter, Bahia, Atlético-MG, Athletico e Grêmio.

Já o Grêmio tem elenco e trabalho devidamente credenciado para disputar, e bem, o campeonato. E isso irá prevalecer no segundo turno.

Lembrando que o vencedor da Copa do Brasil (Inter ou Athletico) já garante vaga na Libertadores, o que deve tirar um dos dois clubes dessa disputa no Brasileirão.

E que Flamengo e Grêmio, semifinalistas da Libertadores podem abrir mais uma vaga e transformar o G6 em G7, em caso de conquista da taça continental, e de afirmação no grupo de frente do campeonato nacional.

Sul-americana

São seis vagas para o torneio. Caberão aos frustrados na disputa pela sexta vaga da Libertadores e outras três equipes coadjuvantes na competição: os dois times do Ceará, Botafogo, Vasco e Cruzeiro.

Zona do rebaixamento

As duas equipes de Santa Catarina dificilmente se livrarão da Série-B no ano que vem. Chapecoense e Avaí, com campanhas medíocres no primeiro turno não criam perspectivas para seus torcedores.

Apostaria ainda em uma queda de rendimento do Goiás, que fez um bom início de campeonato, mas não vejo força no grupo. Michael, será o único a se salvar.

CSA, Cruzeiro e Fluminense lutarão para se safar da segunda divisão. As limitações de elenco da equipe alagoana podem fazer a diferença e livrar um grande do vexame Mas, tanto o Flu, quanto a Raposa, estão fazendo força para passar vergonha este ano.

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    39
  • 2 San
    37
  • 3 Pal
    36
  • 4 Cor
    32
  • 5 São
    31
  • Veja tabela completa