por Guilherme Palenzuela
Do UOL, em São Paulo
A diretoria do São Paulo tentará fugir dos efeitos negativos da Copa Suruga Bank de 2014 caso o clube conquiste o bicampeonato da Copa Sul-Americana neste ano. A ideia será levar um time de reservas ou até composto por atletas da categoria sub-20, para evitar desgaste fÃsico, lesões e a repercussão negativa em caso de derrota para um clube japonês, como aconteceu neste ano.
Dirigentes do clube já pensam nessa iniciativa, mas sabem que terão de negociar com a Conmebol ? que promove o torneio ? para não precisar levar força máxima ao Japão. Segundo o São Paulo, o contrato da Copa Suruga exige que os times atuem com os principais jogadores titulares, se estiverem em condições fÃsicas de jogo.
Caso conquiste o tÃtulo, então, a diretoria são-paulina terá de costurar nos bastidores novo acordo. Segundo dirigentes do clube, o pedido pode ser viabilizado pois a relação com a Conmebol melhorou nos últimos tempos.
A avaliação do São Paulo é que a Copa Suruga atrapalhou o time em 2013. Não só pelo desgaste fÃsico e pela longa viagem, mas porque a derrota para o Kashima Antlers, por 3 a 2, no Japão, fez com que o time de Paulo Autuori voltasse ao Brasil desmotivado para a continuidade do Brasileirão. Antes de chegar ao Japão, a delegação passou por Alemanha e Portugual, e fez partidas amistosas contra Bayern de Munique (ALE), Milan (ITA) e Benfica (POR). Os dois primeiros foram adversários na Copa Audi. O segundo, na Copa Eusébio.
O clube nega que a excursão tenha sido um empecilho ainda maior do que a própria Copa Suruga, apesar de Paulo Autuori e Muricy Ramalho terem dito publicamente que a maratona de jogos contra os gigantes europeus atrapalhou ainda mais o time. Segundo a diretoria, os amistosos organizados pelo ex-diretor de futebol Adalberto Baptista foram a única forma de fazer a viagem ao Japão ser lucrativa, pois a premiação financeira da Copa Suruga é muito baixa.
A ideia de negociar com a Conmebol para que se permita o envio de um time sem os titulares terá de sobreviver à s mudanças de diretoria para ser colocada em prática. Em abril, o São Paulo passará por eleição presidencial: Carlos Miguel Aidar, candidato da situação, indicado por Juvenal Juvêncio, deverá manter boa parte da diretoria e das ideias atuais se eleitos. Na oposição está o ex-diretor jurÃdico Kalil Rocha Abdalla, apoiado pelo ex-superintendente de futebol Marco Aurélio Cunha, que desde a data da viagem mostrou-se crÃtico à iniciativa.
A Copa Suruga Bank é organizada pela Conmebol e reúne anualmente os campeões da Copa Sul-Americana e da Copa da Liga Japonesa, desde 2008. Os sul-americanos venceram em 2008 e 2009, com Arsenal de Sarandà e Internacional, respectivamente. Depois, os japoneses ficaram com o tÃtulo: FC Tokyo, em 2010, Jubilo Iwata, em 2011, e Kashima Antlers, duas vezes, em 2012 e 2013.
O São Paulo está na semifinal da Sul-Americana e definirá contra a Ponte Preta qual será o representante brasileiro na decisão. O clube do Morumbi tenta tirar do clube de campinas o mando do jogo no Moisés Lucarelli, por argumentar que o estádio não tem a capacidade mÃnima de 20 mil espectadores, exigida no regulamento da Conmebol. A Ponte argumenta com laudo do Corpo de Bombeiros que o local pode suportar até 27 mil pessoas. A primeira partida da semifinal acontecerá no Morumbi. Do outro lado da chave, Libertad (PAR) e Lanús (ARG) disputam a vaga na decisão.
Em 2012, o São Paulo se sagrou campeão do torneio após incidente com o Tigre (ARG) no Morumbi. O clube paulista vencia por 2 a 0 quando houve briga entre jogadores do time argentino com seguranças do clube e policiais militares, nos túneis dos vestiários. A Conmebol encerrou o jogo e deu a taça ao Tricolor.
Foto: UOL
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
22/07/2019Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
21/07/2019São Paulo já estuda melhorias no criticado sistema de iluminação do Morumbi
15/07/2019São Paulo vê revelações da base prontas para exercer nova função no time
11/07/2019Raniel vira décimo camisa 9 do SPFC desde 2016 e tenta suprir falta de gols
06/07/2019