Saudade: Há um ano morria Gil de Ferran, bicampeão da Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis
Saudade: Há um ano morria Gil de Ferran, bicampeão da Indy e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis
Por Marcos Júnior Micheletti - 29/12/2024 10:00
Há exatamente um ano, vítima de um ataque cardíaco, morria o ex-piloto Gil de Ferran, bicampeão da IndyCar de forma consecutiva, em 2000 e 2001, e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis na edição de 2003, todos triunfos conquistads pela Penske. Gil de Ferran, que era francês de nascimento, estava com 56 anos.
Ele estava guiando um carro ao lado de seu filho, em um circuito particular em Opa-locka, na Flórida quando se sentiu mal e parou o veículo na entrada dos boxes. Ele chegou a ser reanimado e levado com vida a um hospital mas não resistiu. Ainda não há detalhes acerca das cerimônias fúnebres. Era casado com Angela, com quem teve dois filhos: Anna e Luke.
Ele morava em Ford Lauderdale, na Flórida, e trabalhava como diretor esportivo da McLaren desde 4 de julho de 2018.
Gil de Ferran chegou ao Brasil aos quatro anos de idade, adotando a nacionalidade brasileira. Era filho do Flho do engenheiro Luc de Ferran, que trabalhou por quase quatro décadas na Ford do Brasil, tendo sido o responsável pela criação de diversos modelos da montadora norte-americana no País, como o Corcel II, Del Rey, Pampa, Escort, Fiesta, Ford Ka, Courrier e o consagrado motor Rocan, adotado em diversos modelos.
Gil de Ferran competiu entre 1995 e 2003 pela Indy, tendo vencido 12 provas e conquistando 21 poles em 160 GPs disputados.