Zagueiro foi o pioneiro no gesto de levantar a taça acima da cabeça. Foto: Reprodução

Zagueiro foi o pioneiro no gesto de levantar a taça acima da cabeça. Foto: Reprodução

Há exatos seis anos, em decorrência de encefalopatia traumática crônica, morria Bellini, capitão da seleção basileira na Copa de 1958, aos 83 anos.

Inicialmente ele foi diagnosticado como portador de Alzheimer. Depois de sua morte, a partir de um exame realizado em seu cérebro, foi constatado que ele sofria da doença conhecida como "Síndrome do pugilista", tendo como provável causa as inúmeras cabeçadas que o ex-zagueiro realizou durante sua carreira.

Hideraldo Luis Bellini, natural da cidade paulista de Itapira, onde nasceu em 07 de junho de 1930, disputou três Copas do Mundo: 1958 (Suécia), 1962 (Chile) e 1966 (Inglaterra).

Jogou pelo Vasco de 1952 a 1963, pelo São Paulo de 1963 a 1968 e pelo Atlético Paranaense em 1968, quando encerrou sua carreira.

LEVANTANDO A TAÇA

Bellini foi o primeiro atleta a levantar uma taça após conquista de título, gesto que tornou-se comum a partir da Copa de 1958, na Suécia.

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE BELLINI NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Seleção Brasileira em 1958. Em pé, da esquerda para a direita: De Sordi, Zito, Bellini, Nilton Santos, Orlando e Gylmar. Agachados: Garrincha, Didi, Pelé, Vavá, Zagallo e Mário Américo. Foto: Reprodução

Durante a Copa de 1962, na Suécia. Atrás, da esquerda para a direita, aparecem Coutinho, Mengálvio e Bellini. À frente, o elegante Pelé e Jair Marinho. Foto: Divulgação

Na escada do avião da esquerda para a direita e de cima para baixo: Didi, Vavá e Nilton Santos. Bellini e Djalma Santos. Gylmar dos Santos Neves e Pelé. Garrincha, pessoa não identificada, Orlando Peçanha, Zagallo à frente e Pedro Luiz Paoliello (fora da escada). No canto esquerdo da foto, Moacir. Foto: Reprodução/In My Ear

 

Milton Neves e Bellini em 1998, durante evento do Banco CCF (depois HSBC). Foto: Portal Terceiro Tempo

 

Últimas do seu time