Saudade: Gordon Banks, goleiro da defesa milagrosa na Copa de 70, nos deixava há cinco anos
Saudade: Gordon Banks, goleiro da defesa milagrosa na Copa de 70, nos deixava há cinco anos
Por Marcos Júnior Micheletti - 12/02/2024 15:00
Um dos melhores goleiros de todos os tempos, notabilizado pela impressionante defesa que fez na cabeçada de Pelé na Copa de 1970, no México, o inglês Gordon Banksmorreu há exatos cinco anos, em 12 de fevereiro de 2019, aos 81 anos, em decorrência de um câncer renal.
Campeão da Copa de 1966, disputada na Inglaterra, Banks chegou à Copa de 1970 como uma das principais estrelas do ótimo time inglês que, no entanto, acabou parando nas quartas de final, após derrota por 3 a 2 para a Alemanha Ocidental.
A DEFESA MARCANTE
Brasil e Inglaterra travavam uma batalha de altíssimo nível e nervos à flor da pele naquele 7 de junho de 1970 no Estádio Jalisco, em Guadalajara, no México.
Jairzinho, pela direita, cruzou pelo alto e Pelé saltou com estilo e golpeou de cabeça, para baixo, mas Banks conseguiu chegar na bola, que estava à meia altura, interceptando com a mão direita para escanteio.
O Brasil acabou derrotando a Inglaterra, que estava em seu grupo, por 1 a 0, gol de Jairzinho, após bela jogada de Tostão pela direita, que cruzou para Pelé. Este arrumou com açúcar para o ponta-direita brasileiro vencer o grande goleiro inglês.
ABAIXO, A IMPRESSIONANTE DEFESA DE GORDON BANKS EM 7 DE JUNHO DE 1970, NA COPA DO MÉXICO, PARTIDA QUE O BRASIL VENCEU A INGLATERRA POR 1 A 0.