Aguirre passa instrução para Everton Felipe durante treinamento do São Paulo, no CT da Barra Funda

Aguirre passa instrução para Everton Felipe durante treinamento do São Paulo, no CT da Barra Funda

José Eduardo Martins
Do UOL, em São Paulo

O São Paulo não trabalha apenas dentro de campo para tentar recuperar a liderança do Campeonato Brasileiro. Depois de oscilar de rendimento nas últimas rodadas, a equipe passou a ser alvo de críticas e da desconfiança de muitos. Por isso, o clube tem feito o possível para cobrar o elenco, mas sem deixar que o clima positivo do CT da Barra Funda seja afetado. Por isso, todos estão dedicados na missão de blindar o Tricolor.

Os jogadores mais experientes têm atuado nos bastidores para motivar e dar conselhos para o restante do elenco. Entre as dicas transmitidas aos mais jovens por um dos líderes está a de que o futebol é momento. Nesta linha de raciocínio, quando a equipe ganha, a imagem do time é elevada demais, e o contrário acontece em caso de derrota. Com essa mensagem, eles pretendem não deixar os garotos se iludirem com falas de comentaristas e com postagens de redes sociais. Em alguns casos, o distanciamento da internet e dos programas de televisão é visto de maneira positiva.

Os dirigentes também fazem a sua parte. O executivo de futebol, Raí, por exemplo, tem conversado bastante com os jogadores nos últimos dias. Até mesmo para não criar uma imagem negativa, tais encontros acontecem de modo quase casual, sem alarde, e com alguns representantes do time. No bate-papo, o campeão mundial de 92 pode passar um pouco de sua experiência para os atletas.

Como os treinos táticos com os jogadores considerados titulares são fechados para a imprensa desde o início da gestão de Diego Aguirre, em março deste ano, a comissão técnica tem liberdade para falar com os atletas sem expor ninguém. Em geral, os jornalistas só conseguem acompanhar as atividades físicas e o trabalho dos reservas no gramado.

Sem deixar de cobrar, a comissão técnica tem adotado um discurso motivador e destacado a importância de se retomar o caminho das vitórias. No entanto, para não criar uma pressão desnecessária, Aguirre prefere não apontar o clássico deste sábado com o Palmeiras, que ocupa a primeira colocação na classificação geral, como uma final. Assim, uma vitória não trará uma euforia excessiva, e uma derrota não causará uma sensação de perda do título.

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Últimas do seu time