Costarriquenho foi alvo de polêmica entre o presidente do Santos e o técnico Cuca

Costarriquenho foi alvo de polêmica entre o presidente do Santos e o técnico Cuca

Samir Carvalho
Do UOL, em Santos (SP)

O técnico Jorge Sampaoli tem planos para o meia Bryan Ruiz no Santos em 2019. Segundo apurou o UOL Esporte, o técnico argentino já avisou aos dirigentes do clube paulista que pretende utilizar o costa-riquenho na função de centroavante, mais precisamente como um "falso 9" no setor ofensivo.

Sampaoli gosta de Bryan Ruiz e pediu para que a diretoria santista não o negocie. O treinador acredita que o costa-riquenho possui boa técnica e ótima estatura (1,88) para fazer a função de um falso centroavante.

O técnico argentino sempre foi "fã" de utilizar meias nesta função. Na Copa do Mundo, da Rússia, no ano passado, ele usou Lionel Messi como "falso 9" no confronto entre Argentina e França, válido pelas oitavas de final da competição.

Na ocasião, os franceses, com show de Kylian Mbappé, eliminaram os argentinos com vitória por 4 a 3. Sampaoli também já utilizou o ex-palmeirense Valdivia como "falso 9" na seleção chilena.

Vale lembrar que Bryan Ruiz foi alvo de uma grande polêmica entre o presidente José Carlos Peres e o técnico Cuca, que deixou o clube no fim do ano passado para passar por uma cirurgia no coração, justamente por conta de sua posição em campo.

O presidente santista declarou publicamente que o costarriquenho estava atuando fora de sua posição e, por isso, não havia emplacado com a camisa santista. Cuca também não teve filtro na resposta e disse que Peres foi infeliz na colocação.

O costa-riquenho terminou a temporada crescendo de rendimento após aumentar a carga de trabalho físico e recuperar a sua autoestima com ótimos desempenhos em treinos táticos e jogos-treinos. Em um deles, o meia marcou cinco gols e foi responsável por duas assistências em atividade entre os reservas no CT Rei Pelé.

Segundo os profissionais do clube ouvidos pela reportagem nos bastidores, o costa-riquenho sempre atuou em sua posição de origem no Santos. Em treinos e jogos, ele atuou como meia centralizado nas "duas linha de quatro" da equipe, posicionamento adotado quando o time se defende em campo.

Bryan Ruiz disputou 14 jogos com a camisa santista, sendo apenas três como titular. Ele não marcou nenhum gol, mas concedeu duas assistências para os companheiros balançarem as redes.

Foto: Ivan Storti/SantosFC

Últimas do seu time