Robinho poderia pegar até 12 jogos de suspensão, pois foi julgado em duas ações diferentes

Robinho poderia pegar até 12 jogos de suspensão, pois foi julgado em duas ações diferentes

O atacante Robinho foi julgado nesta quarta-feira pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e foi punido com um jogo de suspensão pela expulsão na vitória do Santos diante do Botafogo por 3 a 2, no dia 1º de outubro, no estádio do Maracanã, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. Após receber o segundo cartão amarelo, o camisa 7 foi acusado de chamar o árbitro Dewson de Freitas de "maluco", como foi relatado na súmula.

A punição é válida apenas para a Copa do Brasil e, por isso, Robinho não enfrenta o Botafogo nesta quinta-feira, no Pacaembu.

Robinho poderia pegar até 12 jogos de suspensão, pois foi julgado em duas ações diferentes. Ele foi denunciado no artigo 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O ídolo santista foi julgado nos incisos I (desistir de disputar partida por simulação de contusão) e II (desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões).

Pela simulação, Robinho recebeu cartão amarelo. Como ele já havia sido advertido com o mesmo cartão, o atleta foi expulso de campo aos 39 minutos da etapa final. Em seguida, o atleta esbravejou bastante contra o árbitro no gramado.

Após o jogo, o camisa 7 do Santos admitiu que xingou o juiz de "tudo quanto é nome", pois acredita que sua expulsão foi injusta. Para Robinho, o árbitro errou na aplicação do primeiro amarelo ao inverter falta e lateral.

"Peço desculpas ao juiz se eu exagerei na reclamação, mas ele também errou no lance", disse o atacante.

Eu achei que foi injusto meu primeiro cartão, o segundo ele disse que eu simulei. Pode até dizer isso, porque se eu deixasse a perna iria me machucar, o Alan Bahia é 45 (número da chuteira) ia me machucar. Não gosto de falar de arbitragem, mas ele estava confuso. Depois eu o xinguei de tudo quanto é nome. Ele não disse nada não (juiz). Eu saí por causa do primeiro cartão que foi totalmente injusto. A falta foi no Alison e o lateral ele inverteu", completou.

Segundo o juiz, além de ser chamado de "maluco", o atleta também o teria puxado pelo ombro. "O referido atleta [Robinho] veio em minha direção apontando o dedo ao meu rosto e proferindo as seguintes palavras: 'P..., tu tá de sacanagem, seu maluco', e em seguida me puxou pelo ombro e continuou reclamando", relatou Dawson na súmula.

Foto: UOL

Últimas do seu time