Essa será a segunda vez que a seleção estreia nas eliminatórias enfrentando a Bolívia. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Essa será a segunda vez que a seleção estreia nas eliminatórias enfrentando a Bolívia. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Seleção Brasileira inicia nesta sexta-feira (9) a caminhada rumo a mais uma Copa do Mundo. Diante da Bolívia, às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo, o escrete canarinho abre sua 13ª participação nas eliminatórias, sonhando em garantir vaga na Copa do Catar, em 2022.

Das 17 edições das eliminatórias realizadas pela Conmebol, o Brasil participou de 12 edições. Das cinco vezes em que não participou, a seleção tinha vaga garantida por ser a atual campeã mundial ou por ser sede da Copa do Mundo.

O retrospecto brasileiro nas estreias é excelente. Das 12 estreias, a seleção brasileira sofreu apenas uma derrota em toda a história. São seis vitórias, cinco empates, contra apenas um único revés.

Sempre favorito a ficar com uma das vagas entre as equipes classificadas para o mundial, o Brasil estreou vencendo nas eliminatórias em 1954 (quando bateu o Chile em Montevidéu por 2 a 0, em jogo válido pelas eliminatórias da Copa que seria disputada no mesmo ano); as vitórias vieram também em 1969 (ao bater a Colômbia em Medellín pelas Eliminatórias para a Copa de 70), em 1981 (quando venceu a Colômbia pelo magro 1 a 0 em Caracas, na disputa que levaria o time ao mundial de 82), em 1985 (com vitória sobre a Bolívia por 2 a 0), 1989 (com goleada sobre a Venezuela por 4 a 0), e 2006 (ao bater a Colômbia por 2 a 1).

A única vez em que o Brasil estreou com derrota nas eliminatórias foi justamente na última oportunidade. Em 2015, ao abrir a disputa que levaria a seleção para a Copa da Rússia, o Brasil, na época comandado por Dunga, foi até Santiago e perdeu por 2 a 0 para o Chile.

Diante da Bolívia nesta sexta, será a primeira vez que a seleção brasileira abre a disputa das eliminatórias como mandante. Em todas as outras oportunidades o Brasil estreou jogando fora de casa. Essa será ainda a segunda vez em que o time verde e amarela estreia enfrentando os bolivianos. Na primeira vez em que isso aconteceu, em 1985, o time, então comandando por Telê Santana venceu por 2 a 0 com dois gols de Casagrande.

Últimas do seu time