Treinador morreu aos 72 anos nesta quinta-feira. Foto: Reprodução

Treinador morreu aos 72 anos nesta quinta-feira. Foto: Reprodução

O treinador Valdir Espinosa, que morreu na manhã da última quinta-feira (27) aos 72 anos, conquistou muitos títulos importantes em sua carreira, tanto como jogador (foi lateral-direito do Grêmio e outros clubes) como treinador. Clique aqui e veja a matéria sobre sua morte.

Espinosa, que atualmente trabalhava como gerente técnico do Botafogo-RJ, começou sua carreira de treinador pela equipe gaúcha do Esportivo de Bento Gonçalves, em 1979. e quatro anos depois fez a "dobradinha" com os títulos da Libertadores da América e Mundial pelo Grêmio, em 1983.

Na final do Mundial, disputada em 11 de dezembro de 1983 no Estádio Nacional de Tóquio (Japão), o Grêmio venceu a equipe alemã do Hamburgo por 2 a 1, os dois gols gremistas anotados por Renato Gaúcho. Schröder fez o gol dos alemães, aliás, o do empate.

Depois, em 1989, comandando o Botafogo de Futebol e Regatas, Espinosa levantou o Campeonato Carioca, quebrando um jejum de 21 anos sem títulos do clube da estrela solitária. O Botafogo decidiu o título em 21 de junho de 1989 com o Flamengo, após vencer a Taça Rio (segundo turno). A partida final, no Maracanã, terminou em 1 a 0 para o Alvinegro, gol de Mauricio, após cruzamento de Mazolinha. 

O NÚMERO 7...

Para os que gostam de coincidências, o número 7 esteve presente em muitos momentos da vida de Valdir Espinosa. Renato Gaúcho e Mauricio usavam a camisa 7 nos jogos mais marcantes da carreira de treinador de Valdir Espinosa, cujo nome e sobrenome somam 14 letras. Ele nasceu em um dia 17 (de outubro) do ano de 1947, e morreu aos 72 anos.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO, OS GOLS DE GRÊMIO 2 X 1 HAMBURGO, FINAL DO MUNDIAL DE CLUBES DE 1983

ABAIXO, MELHORES MOMENTOS DE BOTAFOGO 1 X 0 FLAMENGO, FINAL DO CAMPEONATO CARIOCA DE 1989 (TV MANCHETE)

CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE VALDIR ESPINOSA NA SEÇÃO "QUE FIM LEVOU?"

Últimas do seu time