Willy Gonser, Jorge Cury (já falecidos) e José Carlos Araújo (ainda na ativa), são alguns destaques

Willy Gonser, Jorge Cury (já falecidos) e José Carlos Araújo (ainda na ativa), são alguns destaques

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro, uma das mais tradicionais emissoras do Brasil, faz aniversário nesta terça-feira (12), 81 anos de existência.

A emissora carioca, fundada em 12 de setembro de 1936, hoje pertence à EBC (Empresa Brasil de Comunicação), orgão do Governo Federal que administra emissoras de rádio e tevê educativas do País.

A efervescência musical das décadas de 30, 40 e 50 foi compartilhada com as narrações futebolísticas, e grandes nomes desta área se destacaram, entre eles, Willy Gonser, Jorge Cury (ambos já falecidos) e José Carlos Araújo, o Garotinho, que ainda está na ativa.

Clique nos nomes (em negrito) e acesse suas respectivas páginas na seção "Que Fim Levou?".

WILLY GONSER

 O paranaene Willy Gonser nos deixou recentemente, no último 22 de agosto. aos 80 anos. Trabalhou por muitos anos em Minas Gerais, sendo a grande voz da torcida atleticana, pela Rádio Itatiaia, mas teve uma bela passagens pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Jovem Pan e Gaúcha.

ABAIXO, NARRAÇÃO EMOCIONANTE DE WILLY GONSER NA FINAL DA CONMEBOL DE 1992, VITÓRIA DO ATLÉTICO-MG SOBRE O OLIMPIA POR 2 A 0, NO MINEIRÃO, PELA RÁDIO ITATIAIA-MG

Willy Gonser e Flávio Araújo na sacada do último andar do prédio da rua Paula Souza, antiga sede da Bandeirantes. Foto enviada por Flávio Araújo

JORGE CURY

O saudoso narrador Jorge Cury, mineiro de Caxambu, que nos deixou em 23 de dezembro de 1982, em decorrência de um acidente automobilístico, trabalhou na Rádio Nacional-RJ entre 1943 e 1972. 

E sua família também teve um outro membro conhecido nacionalmente, o cantor Ivon Curi, também falecido.

ABAIXO, JÁ PELA RÁDIO GLOBO, O INESQUECÍVEL JORGE CURY NARRA FLAMENGO 3 X 2 ATLÉTICO-MG, FINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1980.

Um histórico registro de um programa da Rádio Nacional, do Rio de Janeiro-RJ, no dia 1º de janeiro de 1969. Jorge Cury (ao centro, de óculos), presta atenção no comentário do companheiro João Saldanha, à direita. Os outros colegas de mesa (alguém nos ajuda na identificação?) se divertem com a explanação de Saldanha, que assumiria o comando técnico da seleção brasileira no mês seguinte. Foto: Folhapress

JOSÉ CARLOS ARAÚJO (GAROTINHO)

Atualmente na equipe da Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, o "carioca da gema" Garotinho, como é carinhosamente chamado, também viveu grandes momentos como narrador da Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Um deles, que selecionamos, é o gol de Rondinelli na final do Campeonato Carioca de 1978, o Flamengo contra o Vasco, que na ocasião tinha Emerson Leão como goleiro.

"Bateu Zico, pelo alto, a bola vem descaindo para o tumulto, subiu Rondinelli, cabeceou entrou!", foram as palavras de José Carlos Araújo, o Garotinho, para o gol histórico do zagueiro rubro-negro.

ABAIXO, O VÍDEO DO GOL DE RONDINELLI COM NARRAÇÃO DE JOSÉ CARLOS ARAÚJO, PELA RÁDIO NACIONAL

Edmundo conversa com José Carlos Araújo em 17 de maio de 2012, durante o lançamento da Bradesco Esportes FM, no Leopolldo, em São Paulo. Atrás, parcialmente encoberto por Edmundo, está Téo José. E, mais ao fundo, Neto. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal TT

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa