Agência dará um novo prazo para que os quenianos se enquadrem em medidas de controle de doping

Agência dará um novo prazo para que os quenianos se enquadrem em medidas de controle de doping

A Athletics Kenya, entidade que regulamenta o atletismo no Quênia, perdeu o prazo dado pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) para apresentar provas de que tem tomado medidas para combater o uso de substâncias proibidas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pela BBC.

O cobrança vem à tona no fim do ano, após a acusação de envolvimento de autoridades quenianas em um esquema de acobertamento de exames antidoping. Na época, três dirigentes da Athletics Kenya foram acusados também de desviar fundos da entidade.

A Wada dará um novo prazo para que os quenianos se enquadrem em medidas de controle de doping. Caso contrário, os atletas do país poderão ser banidos de competições – incluindo os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Em comunicado oficial, a Wada afrimou que o Quênia registrou "algum progresso" no controle de doping, mas que ainda "há muito trabalho" a ser feito.

Com sete medalhas de ouro, o Quênia liderou o quadro de medalhas do Mundial de atletismo de 2015, disputado em Pequim. Entretanto, desde 2011, mais de 40 atletas do país foram pegos em exames antidoping – em janeiro de 2016, 18 estavam suspensos.

Foto: UOL

Últimas do seu time