Destaque vai para Espanha x França e Inglaterra x Itália

Destaque vai para Espanha x França e Inglaterra x Itália

Caros leitores, enfim chegamos à hora mais esperada da EUFA Euro 2012. Após o final da fase de grupos do torneio, avançaram as seguintes seleções: República Tcheca, Grécia, Alemanha, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e França.
 
Com o final da primeira fase, os confrontos das quartas de final estão definidos assim: República Tcheca x Portugal, Alemanha x Grécia, Espanha x França e Inglaterra e Itália. Confira as novidades. 

Rep. Tcheca x Portugal

As quartas de final começam já na próxima quinta-feira, com o duelo entre os "azarões? Rep. Tcheca x Portugal, onde os portugueses aparecem como favoritos a vitória.

A Seleção de Portugal segue bem em Eurocopas. Desde a Euro 2000, que Portugal disputa a fase de mata-mata da competição, onde ficou muito perto do título na edição de 2004, quando perdeu para a Grécia, dentro de casa, com o gol de Charisteas. Já os tchecos jogaram a Eurocopa de 2008, mas foram eliminados na primeira fase do torneio. Porém, o time foi bem em 2004, sendo eliminado nas semifinais para a Grécia.

Por ter um time melhor e mais técnico Portugal deve ficar com a vaga nas semifinais da Eurocopa. Para isso, Portugal aposta na estrela de Cristiano Ronaldo, que brilhou contra a Holanda, marcando dois gols. Outros jogadores que podem ajudar Ronaldo são Nani, Fábio Coentrão,  João Moutinho e o atacante Postiga.

Do lado da Rep. Tcheca, o time aposta no futebol dos meias Pilar e Jiracek, que já marcaram juntos quatro gols nesta Eurocopa. Outro nome que pode aparecer é de Milan Baros, que vive uma má fase que não parece ter um fim. Lesionado, Tomas Rosicky não deve jogar.

Alemanha x Grécia

O outro jogo de quartas de final será entre a favorita Alemanha contra a surpreendente Grécia. O jogo desta sexta-feira promete ser ataque contra defesa. A Alemanha superou o Grupo da Morte com três boas vitórias, enquanto os gregos acabaram derrubando a Rússia na rodada final do Grupo A, onde os russos eram cotados para ficar na primeira colocação da chave.

Para esse jogo, a Grécia não terá o capitão Karagounis, suspenso, mas terá um time muito motivado e com uma proposta de jogar o anti-futebol. Sem grandes nomes no time, a Grécia irá jogar toda na defesa, esperando uma brecha para surpreender como fez na Euro 2004 contra a França, nas quartas de final, Rep. Tcheca, nas semifinais e com Portugal na decisão.

Já a Alemanha é a ampla favorita para vencer bem esse jogo por tem um time muito mais técnico do que os gregos. Com o futebol que a Alemanha está mostrando nesta Euro, acho muito difícil a Grécia aprontar mais uma surpresa. Vale lembrar que a Alemanha foi vice-campeã na Euro 2008, mas fracassou nas edições de 2000 e 2004, sendo eliminados na primeira fase.

Espanha x França

No sábado, teremos o primeiro grande clássico da fase de mata-mata da Eurocopa. Espanha e França se enfrentam em um jogo muito esperado pelo fato de os espanhóis nunca terem vencido os franceses em competições oficiais. Ao todo foram seis jogos, sendo cinco vitórias da França e um empate somando jogos de Eliminatórias, Eurocopa e Copa do Mundo.
 
No ano de 1984 foi o primeiro jogo oficial entre Espanha e França, curiosamente em uma final de Eurocopa, onde os franceses venceram pelo placar de 2 a 0, gols de Platini e Bellone. Naquela Euro, Platini encerrou o torneio como melhor jogador e artilheiro, com 9 gols. Outro jogo que a Espanha se deu mal foi nas quartas de final da Euro 2000, onde a França venceu por 2 a 0, gols de Zidane e Djorkaeff. Mendieta marcou o gol da Espanha. O último confronto foi na Copa de 2006, onde a Espanha perdeu para a França, por 3 a 1, nas oitavas de final, com gols de Ribéry, Vieira e Zidane. Villa marcou para a Espanha.

Desta vez, na Euro 2012, a Espanha joga com o favoritismo nas mãos pelo fato de ter um grande time contra um elenco bem jovem da França, que chega para a disputa depois de jogar muito mal contra os eliminados suecos, onde perderam por 2 a 0. A Espanha também teve dificuldades, mas venceu os croatas pelo placar magro de 1 a 0.

Inglaterra x Itália

No domingo, para fechar as quartas de final, a Inglaterra joga contra a Itália em um duelo mais equilibrado desta fase. Ambas as equipes se equivalem muito, mas promete grandes emoções pelo fato de ocorrer o duelo entre Rooney e Balotelli, ambos com um gol na competição.

A Inglaterra é uma velha rival da Itália em competições oficiais, mas nunca teve o sabor de vencer. Na fase de grupos da Eurocopa de 1980, a Inglaterra jogou contra a Itália e perdeu pelo placar de 1 a 0, gol do meia Marco Tardelli. Outro duelo foi na decisão do terceiro lugar da Copa de 1990, onde a Itália venceu por 2 a 1, com gols de Roberto Baggio, Totó Schillaci, enquanto David Platt marcou para os ingleses.

Esse é um duelo que não tem favorito pelo fato de ambas as equipes serem muito equilibradas na defesa, no meio e no ataque. A Inglaterra vem com fome pelo fato de ter ficado de fora da Euro 2008 e espera ir o mais longe possível. Já a Itália quer acabar com a seca de títulos de Eurocopa, já que a última vez que venceu o torneio foi na edição de 1968.

O chaveamento das semifinais será assim: O vencedor do jogo entre Espanha x Franca encara o vitorioso do duelo entre Rep. Tcheca e Portugal, enquanto quem avançar entre Alemanha e Grécia pegará o vencedor da partida entre Inglaterra e Itália.

Imagem: @CowboySL

Últimas do seu time