Em 2011, ainda quando atuava pelo Schalke 04, Manuel Neuer tomou um gol por ser um pouco imprudente no gol. Após um lançamento, ele saiu da área e deu uma cabeçada para afastar a bola. Porém, Dejan Stankovic, meia da Inter de Milão, rival daquela noite, aproveitou essa rebatida do goleiro e emendou um belo chute do meio-campo, que resultou em um belo gol para o sérvio.
Mesmo após sofrer diversas críticas por sua atuação como zagueiro, o goleiro não se abateu. Em 2012, atuando pelo Bayern de Munique, na decisão da UEFA Champions Legue contra o Chelsea, Neuer teve coragem e pediu para ser um dos batedores de pênalti na hora da disputa de penais, que definiria o campeão. Ele enfrentou o grandalhão Peter Cech e converteu sua cobrança, mas seu time acabou derrotado naquela noite.
Hoje, contra a Argélia, jogo válido pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2014, ele, mais uma vez, não foi medroso. Os alemães foram para cima e deixaram um verdadeiro buraco na defesa. Assim, Neuer atuou como um líbero. Passou grande parte do jogo fora de sua área, fazendo cortes, dando carrinhos e até desarmando os adversários.
Apenas na primeira etapa, ele já tinha corrido mais 2000km, número impressionante para um goleiro. Debaixo das traves, Rais, o arqueiro adversário, até foi mais requisitado e se destacou mais com grandes intervenções. Entretanto, não posso deixar de admirar a coragem de Neuer, que, mesmo com erros do passado, não pestanejou e trabalhou como um verdadeiro líbero, um zagueiro que fica na sobra, esperando a bola passar pela primeira linha de defensores para afastar o perigo.
Então, no melhor jogo deste Mundial, parabéns aos alemães, que avançaram de fase, aos argelinos, que fizeram sua melhor participação em Copas (e fizeram uma grande partida, mesmo perdendo), para Rais, que foi um guerreiro defendendo e ao Neuer, por sua coragem e, também, por suas boas intervenções.
FOTO: FIFA.com
Sob olhar de Caboclo, Tite indica Alex Sandro como titular em final
06/07/2019Vídeo: Comentaristas do Terceiro Tempo debatem classificação do Brasil à decisão da Copa América
03/07/2019Cheia de defeitos, seleção chega à final da Copa América. Não é hora de parar com a depreciação?
03/07/2019Jesus decide, Brasil vence Argentina e vai à final da Copa América
02/07/2019Jorginho Cantinflas revela convite para coordenar seleções de base
01/07/2019