Victor Martins
Do UOL, em Belo Horizonte
Nesta quarta-feira o Estádio do Café, em Londrina, norte do Paraná, vai ter uma noite especial. O time da casa recebe o Atlético-MG, às 21h45, para decidir quem fica com o título da segunda edição da Primeira Liga. O duelo entre paranaenses e mineiros é bastante raro. Na história, foram somente quatro confrontos e o último aconteceu há quase 40 anos, também num momento marcante da equipe do Sul do país.
Comandado pelo técnico Armando Renganeschi, o Londrina surpreendeu gigantes do futebol brasileiro, como Corinthians, Flamengo, Santos e Vasco. Foi superando um grupo que tinha todos esses times que o clube paranaense chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro de 1977, disputada nos primeiros meses do ano seguinte.
Após eliminar dois grandes de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Londrina iria encarar o Atlético-MG, equipe que estava invicta na competição e contava com Reinaldo em grande fase. O centroavante chegou para o primeiro confronto da semifinal com 25 gols anotados em 16 jogos.
No Mineirão, diante de 96.404 pagantes, até hoje o maior público em uma partida disputada pelo Londrina, o Atlético fez valer sua superioridade. Venceu por 4 a 2, com três gols de Reinaldo, que terminou a competição com 28 gols em 17 jogos, já que ele não entraria mais em campo naquela edição. Resultado ruim para o Londrina, mas nada para abalar a confiança da torcida, que recebeu os jogadores com festa, no retorno ao norte do Paraná, na expectativa do jogo de volta.
Para muitos torcedores do Londrina, aquela campanha foi o maior momento na história do clube, fundando em 1956. Na volta, no dia primeiro de março, o empate em 2 a 2 classificou o time mineiro para a decisão. O Londrina terminou o Brasileirão na quarta colocação, desempenho jamais repetido.
Já são quase 40 anos desde o último confronto entre Atlético x Londrina. A decisão desta noite vai trazer de volta lembranças daquele Campeonato Brasileiro em que um pequeno clube paranaense conseguiu ser protagonista. Fora da elite do futebol nacional desde 1982, o Londrina trata a final da Primeira Liga como um grande acontecimento. Enquanto o Atlético, que retorna ao Estádio do Café após muito tempo, tem a pressão de vencer, para evitar mais uma frustração na temporada 2017.
Atlético-MG abre dois, mas cede empate ao Fortaleza em jogo com VAR confuso
21/07/2019Atlético-MG vence, mas Cruzeiro vai à semi em clássico com VAR e confusão
17/07/2019Atlético-MG tem primeira conversa com agentes por renovação com Elias
16/07/2019Cruzeiro supera crise, vence Atlético-MG e fica perto de semi na Copa do BR
11/07/2019Mineiros disputam Romero, mas atacante prefere contrato com clube do exterior
26/06/2019