Ricardo Goulart e Gustavo Scarpa têm brilhado em 2019, mas vão desfalcar o Palmeiras

Ricardo Goulart e Gustavo Scarpa têm brilhado em 2019, mas vão desfalcar o Palmeiras

Danilo Lavieri e Leandro Miranda
Do UOL, em São Paulo

O Palmeiras tentará manter os 100% de aproveitamento na Libertadores hoje, contra o San Lorenzo, a partir das 19h15 (de Brasília), com dois grandes problemas para o técnico Luiz Felipe Scolari. Os dois principais jogadores de frente da equipe em 2019, Gustavo Scarpa e Ricardo Goulart, estão fora do jogo em Buenos Aires, e a equipe terá o desafio de reinventar sua produção ofensiva sem eles.

Seguindo um cronograma específico de condicionamento físico, Goulart já era desfalque certo e nem viajou com a delegação para a Argentina. Já Scarpa estava relacionado e pronto para jogar, mas a morte de sua avó, ontem, fez com que o atleta fosse liberado pelo Palmeiras para retornar ao Brasil.

Os números dão uma mostra da importância da dupla para o sistema de Felipão. Scarpa e Goulart são nada menos que os artilheiros do Verdão na temporada, com quatro gols cada. Goulart, além disso, é o líder de assistências do time, com três passes para gol, empatado com Dudu. Scarpa, por sua vez, soma duas assistências no ano.

Substituí-los não será fácil. Os dois vinham formando com Dudu um trio de muita movimentação e qualidade atrás do centroavante. O impacto de Goulart na equipe foi instantâneo: antes de ele estrear como titular, o Palmeiras amargava o pior começo de temporada em 30 anos em matéria de gols. Já com ele entre os onze iniciais, foram 15 gols em sete jogos, contra apenas nove gols em 10 partidas quando o camisa 11 não saiu jogando.

Já Scarpa tem feito uma função importantíssima armando o time a partir da ponta direita, abrindo o corredor para as ultrapassagens do lateral. Depois de um 2018 complicado por problemas judiciais e físicos, o camisa 14 ganhou quase 10 kg de massa muscular desde sua chegada ao Palmeiras e se consolidou definitivamente como peça essencial do time.

Para a vaga de Goulart, Felipão deve apostar em Lucas Lima, outra contratação de peso, mas que ainda busca se firmar. O camisa 20 tem característica bastante diferente do titular, porém, sendo muito mais um organizador do que um meia-atacante com chegada na área. Já para o lugar de Scarpa na ponta, as principais alternativas são Felipe Pires, Zé Rafael e Hyoran.

Se não terá algumas de suas principais armas ofensivas, por outro lado o Palmeiras deve receber reforços na defesa. O zagueiro Gustavo Gómez deve ser novidade após voltar da seleção paraguaia com dores no tornozelo e pode reeditar a parceria com Luan, que também está recuperado de estiramento muscular. O Verdão ainda não sofreu gols na Libertadores: venceu o Junior de Barranquilla por 2 a 0 e o Melgar por 3 a 0.

Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Últimas do seu time