Danilo Lavieri e Leandro Miranda
Do UOL, em São Paulo
O Palmeiras entra em campo hoje às 21h30, no Allianz Parque, contra o Junior de Barranquilla, não apenas para tentar recuperar a liderança do grupo F e dar um passo importante rumo à classificação para as oitavas de final da Libertadores. O jogo diante da torcida servirá também para virar de vez a página da eliminação na semifinal do Campeonato Paulista para o São Paulo e evitar que o técnico Luiz Felipe Scolari sofra sua primeira grande turbulência.
Em 2019, Felipão vem recebendo críticas de parte da torcida e da imprensa por não mostrar evolução no estilo da equipe, que há apenas quatro meses conquistou o Campeonato Brasileiro. Há três jogos sem marcar um gol, o time tem oscilado entre bons e maus momentos na temporada, muitas vezes com produção abaixo da esperada para o nível do elenco e o estágio do trabalho da comissão técnica.
A queda nos pênaltis para o São Paulo evidenciou uma insatisfação de uma parcela da torcida consideravelmente maior do que em outras eliminações de Felipão, que no ano passado também caiu na semifinal da Libertadores, para o Boca Juniors, e da Copa do Brasil, para o Cruzeiro. Naquelas ocasiões, o time liderava o Brasileiro após Scolari acertar o sistema defensivo e conduzir uma arrancada invicta na competição.
Os jogadores sabem que a melhor forma possível de evitar que o momento instável se torne um princípio de crise é vencer o Junior, que ainda não somou nenhum ponto na Libertadores e pode ser eliminado já nesta rodada. O zagueiro Luan disse que espera a torcida um pouco impaciente pelo revés contra o São Paulo, mas que ao mesmo tempo vê no jogo de hoje uma chance perfeita para tranquilizar o ambiente.
"Sempre que perco um jogo, quero ter o próximo o mais rápido possível. É a maneira que você tem de deixar para trás esse insucesso. Encaro assim, como uma nova oportunidade de buscar a vitória. É ter a cabeça boa, tranquilidade e contar com o apoio da nossa torcida. Como eles estão chateados, nós também ficamos. Agora tem que deixar isso para trás e focar na Libertadores", disse o defensor.
Para o jogo, Felipão pode fazer alterações na equipe, mas não deu qualquer pista da escalação. Como de costume, os dois treinos da semana até aqui foram fechados. Uma mudança provável é nas laterais: Mayke e Victor Luís, que saíram jogando contra o São Paulo, podem dar lugar a Marcos Rocha e Diogo Barbosa.
Foto: Alan Morici/Agif (via UOL)
Vai dar treta? D'Ale e Felipe Melo se enfrentaram 6 vezes sem grandes problemas
16/07/2019Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
16/07/2019Palmeiras oficializa empréstimo de Guerra ao Bahia até o fim do ano
06/07/2019Maradona, Zico e Raí no Palmeiras? Quase aconteceu na 'Era Parmalat'
02/07/2019Quase esquecido, meia dá sinais de reação e ganha apoio no Palmeiras
14/06/2019