Gustavo Scarpa pode receber chance de Felipão contra o Santos

Gustavo Scarpa pode receber chance de Felipão contra o Santos

Leandro Miranda
Do UOL, em São Paulo

A sete jogos do final do Campeonato Brasileiro, o líder Palmeiras viu seus problemas de repente se acumularem para a reta decisiva. Além de perder o atacante Willian por lesão muscular de duas a três semanas, o time também não terá os laterais Mayke e Diogo Barbosa nas duas próximas rodadas, por uma suspensão imposta pelo STJD ainda por causa da confusão no jogo contra o Cruzeiro na Copa do Brasil. Somados às baixas do departamento médico, esses desfalques configuram um quebra-cabeça para Felipão, que pode recorrer a jogadores que não vêm sendo muito utilizados.

Para o clássico contra o Santos, neste sábado (3), no Allianz Parque, e o jogo com o Atlético-MG, no outro domingo (11), em Belo Horizonte, o trio é ausência certa. A posição de Willian, aliás, é uma das menos favorecidas em um elenco cheio de opções de qualidade. O reserva imediato é Hyoran, que não vem em boa fase nos últimos jogos. A única outra alternativa de velocidade pelo lado do campo é Artur, que ainda se recupera de uma fratura no braço.

Uma outra opção de Felipão é escalar jogadores de outra característica, como Guerra e Gustavo Scarpa, que não têm jogado muito recentemente por conta de problemas físicos. O venezuelano teve o pé operado em maio e só voltou a ficar à disposição em setembro, mas desde então atuou apenas em três partidas, nenhuma delas por 90 minutos. Scarpa, por sua vez, jogou os 15 minutos finais da eliminação na Libertadores para o Boca Juniors, após dois meses parado por uma inflamação no calcanhar.

Scolari poderia até optar por usar Jean na vaga de Willian, como um meia aberto mais defensivo, como já fez outras vezes. Mas o volante é mais candidato a fazer outra função contra o Santos: a de lateral direito. Mayke está suspenso e Marcos Rocha, ainda em transição física após lesão na panturrilha, ainda é dúvida. Mesmo se jogar, dificilmente suportará o jogo todo. Como a experiência de usar o zagueiro Luan na lateral não deu certo contra o Flamengo, Jean deve ficar com a vaga.

Do lado esquerdo, o problema é menor, já que Victor Luís pode assumir tranquilamente o posto de Diogo Barbosa na lateral. Os dilemas de Felipão, porém, evidenciam que o Palmeiras, que há poucos dias estava se mantendo na briga por três títulos com o elogiado sistema de rodízio implantando pelo trinador, precisará manter a concentração em alta na reta final da temporada para conquistar o Brasileirão.

O alviverde tem "gordura" no campeonato, com quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder Flamengo. Fora da final da Libertadores, a equipe vai ganhar dois "respiros" extras no planejamento da temporada e ter mais tempo para recuperar os jogadores. O foco total estará no Brasileiro, o único troféu que o clube ainda pode levantar no ano. Como Felipão responderá a esse momento mais delicado é a pergunta que começará a ser respondida neste sábado, contra o Santos.

Foto: Daniel Vorley/AGIF (via UOL)

Últimas do seu time