Produzido pela Canal Azul e dirigido por Mauro Beting e Kim Teixeira, longa-metragem narra glórias e lutas do palestra desde a segunda década do século XX

Produzido pela Canal Azul e dirigido por Mauro Beting e Kim Teixeira, longa-metragem narra glórias e lutas do palestra desde a segunda década do século XX

Fundado pela comunidade italiana residente em São Paulo em 1914 com o nome de Palestra Italia, o clube foi obrigado a trocar de nome. Mas manteve os números vencedores. Em dezembro de 2000 o Palmeiras foi reconhecido pelos rankings da Federação Paulista de Futebol, da revista Placar e dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo como o “Campeão do Século” pela série de títulos em campo. O Verdão ganha como presente de aniversário de 102 anos um filme sobre sua secular trajetória, de dramas a grandes vitórias, resgatando histórias desde o primeiro título, em 1920, contra o Paulistano, até a conquista da Copa do Brasil, em 2015. A estreia ocorre em 22 de setembro em cinemas da capital paulista e em Jundiaí, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.

“Palmeiras – Campeão do Século” (2016), produzido pela Canal Azul e dirigido por Mauro Beting e Kim Teixeira, traz depoimentos emocionantes sobre o crescimento do clube que possui o maior número de conquistas nacionais do país. Após apresentar os primeiros títulos, o longa relembra as dificuldades enfrentadas pelo clube. 

Segundo Mauro Beting, um dos diretores do filme, “são mais de 100 anos contados em 100 minutos. O Palestra Italia foi um clube que não pode ser mais Itália nem Palestra pela intolerância do governo Vargas. O clube foi forçado a mudar de nome em função da Segunda Guerra Mundial. Mas os ideais se mantiveram. O Palestra morreu líder e o Palmeiras nasceu campeão paulista em 1942”.

O episódio conhecido como a “Arrancada Heroica” inspira a sequência inicial do documentário. Os times dos anos 60 e 70 são estrelas desse grande elenco. Eles davam aula de bola. Por isso, ganharam da imprensa o apelido de “Academia”. Ademir da Guia, Dudu, Luís Pereira, Leivinha e César Maluco relembram as proezas e partidas do elenco que foi base da Seleção Brasileira nos anos 1970, e foi toda a seleção em um amistoso contra o Uruguai, em 1965.

As glórias e lutas estão no longa que conta, também, as quedas de divisão. As saídas de ídolos e a ascensão de mitos como Edmundo, Evair, Zinho e César Sampaio. Eles acabaram com o jejum de 16 anos sem títulos. Três deles conquistaram a Libertadores da América, em 1999. Abençoados por São Marcos, goleiro canonizado pela torcida por suas defesas, conquistas, caráter e paixão, mesmo nos períodos mais difíceis e sem títulos.  

A história do Palmeiras é inspiração até mesmo para quem não torce pelo time. Ex-jogadores, como Paulo Nunes, Cléber, Amaral e Sérgio, além de outros ídolos, dão depoimentos ilustrados por imagens históricas de momentos vividos pelo clube. O ex-goleiro OberdanCattani, uma das cinco estátuas que ficam nas alamedas da sede, deu ao filme seu último depoimento antes de falecer, em 2014. O documentário percorre a história alviverde desde a fundação, em 26 de agosto de 1914, até a conquista do tricampeonato da Copa do Brasil, em dezembro de 2015. Narra a compra do Parque Antarctica, em 1920, até a reconstrução do Allianz Parque, em 2014.

A produção contou com patrocínio de Besni, Seguros Unimed, Embracom, Adidas, IrmãosAvelinos, Brahma, UOL e Tecfil, além do apoio da Ancine (Agência Nacional de Cinema), Proac, Governo do Estado – Secretaria da Cultura, BNDES,.

Sobre o Canal Azul

A produtora Canal Azul foi fundada em 1995, quando lançou a série DiveAdventures, em coprodução com a GNT/Globosat. Apresentada por Lawrence Wahba, filmada em 13 países e exibida em mais de 30, a série realizou uma imersão no mar e na cultura de diversos locais do planeta. A produção obteve a prioridade mundial para documentar a reabertura do Atol de Bikini, 50 anos após os testes nucleares norte-americanos.

Com esta realização, a Canal Azul se tornou uma das pioneiras na internacionalização de conteúdo brasileiro. Obtendo destaque internacional por seu trabalho, o grupo fechou uma parceria que dura até hoje com a Natural History New Zealand, uma das maiores produtoras de natureza do mundo sediada na Nova Zelândia, com a qual realizou coproduções de documentários premiados mundialmente como: Pantanal, SpinnerDolphins e SharkRebbelion. Os dois primeiros em coprodução com o NationalGeographic e o último com o Discovery Channel.

No Brasil, a qualidade das produções foi reconhecida e ganhou destaque em programas de grande audiência, como Fantástico, Globo Repórter, Domingo Espetacular e Domingão do Faustão.

Detentor de um dos maiores acervos independentes de natureza da América Latina, o Canal Azul adaptou seu conteúdo para o público infantil, realizando projetos como Histórias da Natureza, GlubGlub e Zeca e Juca, que foram veiculados, respectivamente, na Rede Record, TV Cultura e Rede Globo. O Canal Azul também desenvolveu parcerias com TVs públicas e educativas, como a TV Cultura e a extinta TVE, atual TV Brasil, com as quais produziu diversas séries. Obteve destaque a série Chasing Che: Latin America on a Motorcycle, que teve coprodução com o NationalGeographicChannel e exibição na TVE.

Hoje, o grupo continua desenvolvendo conteúdo infantil, como as séries O Mestre e o Muriqui e Hora de Comer, no ar pelo Canal ZooMoo. As séries, voltadas para crianças na fase pré-escolar, aliam bonecos manipulados pela equipe do renomado diretor de bonecos Fernando Gomes (“Cocoricó”) e imagens dos mais belos biomas brasileiros. Os personagens foram desenvolvidos e patenteados pela produtora. O acervo da produtora também foi explorado na web, com os portais Canal Azul TV e Rede Ambiente, que somaram milhões de acessos.

A partir de 2009, mirando os grandes eventos esportivos do Brasil, o Grupo Canal Azul abriu uma divisão de esportes. Desde então, lançou 4 filmes do S. C. Corinthians Paulista;  23 Anos em 7 segundos, Todo Poderoso, 4 x Timão e Libertados; dois filmes do Santos Futebol Clube; 100 Anos de Futebol Arte e Meninos da Vila; e dois da Sociedade Esportiva Palmeiras,  12 de Junho de 93 e Campeão do Século. Estes filmes venderam mais de 300 mil DVDs e foram distribuídos em TV fechada e TV aberta, além da exibição nas novas arenas do futebol. A Canal Azul também produziu a série oficial do centenário da Seleção Brasileira no ano em que o Brasil recebeu a 20ª Copa do Mundo da FIFA. Na série 100 anos de Seleção Brasileira figuram grandes nomes do esporte, imagens raras, inéditas de acervos históricos e imagens oficiais da FIFA. A série foi exibida no NationalGeographicChannel e no FOX Sports.

Ainda nos esportes, a saga das Olimpíadas de 1968 também foi documentada em umdocumentário de 52 minutos, A Última Olimpíada Livre, que foi convidado a participar da abertura do programa Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, realizado pelo Petrobras em parceria com a ESPN. Para dirigir todas essas histórias, a Canal Azul chamou craques do cinema, como Katia Lund, Lina Chamie, Hugo Giorgetti e Di Moretti.

Além do crescimento da temática esportiva e das produções infantis, a vocação para a história natural continua. Neste ano, merece destaque a parceria com a francesa BonnePioche – ganhadora de Oscar com A Marcha dos Pinguins – com quem foi realizada a coprodução Todas as Manhãs do Mundo, longa-metragem e série filmados com câmeras de altíssima resolução que mostram o alvorecer nos mais remotos cantos do planeta.

Nos últimos anos, o grupo investiu não só em equipamentos e infraestrutura, mas também em recursos humanos e projetos que englobam plataformas digitais e aplicativos. Para isso, a Canal Azul firmou parceria com a empresa DJ Digital, responsável pelos aplicativos da rede SESC-SP. Tais plataformas incluem as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e canais no Youtube), desenvolvimento de sites exclusivos para os projetos audiovisuais e aplicativos para smartphones e tablets.

Sobre Mauro Beting

Apaixonado pelo Palmeiras há 50 anos, Mauro Beting atua como jornalista há 26 anos. Atualmente, é comentarista e apresentador da Fox Sports e da rádio Jovem Pan, blogueiro do UOL, colunista da Playboy, curador do Museu da CBF e Museu Pelé, além de comentar o jogo de videogame Pro Evolution Soccer (PES) desde 2010.Autor de 15 livros sobre futebol, jornalismo e música, contando com o filme ´´Palmeiras – Campeão do Século´´, são três documentários que dirige e roteiriza e, em breve, começará a dirigir o terceiro longa da trilogia de filmes do Palmeiras. Segundo o Portal dos Jornalistas, Mauro Beting é o segundo profissional mais premiado da história.

Sobre Kim Teixeira

Kim Teixeira atua há 25 anos no mercado audiovisual, com passagens pela TV Cultura e TV Globo, além de diversas produtoras independentes. Entre suas produções, destaca-se o extinto programa ´´Gente que Faz´´, além de longas documentais, ficcionais, filmes publicitários e campanhas políticas. Desde 2011 produz documentários sobre futebol. Dirigiu os seguintes títulos: ´´Libertados – A Fé e a Raça Conquistaram a América´´, ´´100 anos da Seleção Brasileira´´, ´´Na Trilha da Energia – 2ª Temporada´´, ´´Palmeiras – Campeão do Século´´ e ´´Preto no Branco o Clássico do Século´´. Também assina a produção executiva de ´´Meninos da Vila – A Magia do Santos´´ e ´´12 de junho de 1993 – O Dia da Paixão Palmeirense´´. Diretor de produção de ´´México 1968 – A Última Olimpíada Livre´´, ´´Santos, 100 anos de futebol e arte´´, ´´Na Trilha da Energia – 1ª Temporada´´ e ´´Primavera´´.

Ficha Técnica

Direção: Mauro Beting e Kim Teixeira

Roteiro: Mauro Beting, Kim Teixeira e Fernando Teshainer

Produção: Canal Azul

Produção Executiva: Débora Gorgulho, Marcos Okura, Renata Rudge e Sylvio Rocha

Direção de Produção: Marcela Coelho

Montagem: Fernando Teishainer

Direção de Arte: Gabriel Martinez

Trilha Sonora: LuchaLibre

Finalização: Zumbi Post

Distribuição: Conexão Cultural

Data de realização:2016

Duração: 100 minutos

Apoio: Ancine (Agência Nacional de Cinema), Proac, Governo do Estado – Secretaria da Cultura, BNDES, Besni, Seguros Unimed, Embracom, Adidas, Irmãos Avelinos, Brahma, UOL e Tecfil.

PROGRAMAÇÃO NOS CINEMAS ATÉ 28/10

Espaço Itaú de Cinema (Shopping Bourbon) - 15h20 / 19h30

Bourbon Shopping - R. Palestra Itália, 500 - Perdizes, São Paulo - SP, 05005-030

Cinépolis Jundiaí Shopping - 14h / 17h15 / 19h30 / 22h20

Jundiaí Shopping - Av. 9 de Julho, 3333 - Anhangabaú, Jundiaí - SP, 13208-056

Cinépolis Santa Ursula (Ribeirão Preto) - 17h / 21h55

Cinépolis São Bernardo Plaza - 13h10 / 18h50 / 21h10

São Bernardo Plaza Shopping - Av. Rotary, 624 - Ferrazópolis, São Bernardo do Campo - SP, 09790-300

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