Zagueiro esteve próximo de sair como herói do jogo contra a Itália. Foto: Reprodução / YouTube

Zagueiro esteve próximo de sair como herói do jogo contra a Itália. Foto: Reprodução / YouTube

Um dos grandes zagueiros do futebol brasileiro, Oscar Bernardi completa 66 anos neste sábado (20). 

Revelado pela Ponte Preta de Campinas, defendeu em seguida o Cosmos de Nova York e era jogador do São Paulo Futebol Clube em 1982, ano em que era o titular da camisa 3 do Brasil na Copa da Espanha.

Tudo conspirou a favor do centroavante Paolo Rossi naquele 5 de julho de 1982, com os três gols que marcou na meta defendida por Waldir Peres (1951 - 2017). O Brasil, que precisava apenas de um empate, marcou com Sócrates e Falcão na partida disputada no extinto Estádio Sarriá.

Mas Oscar poderia ter saído do jogo como grande herói caso uma cabeceada sua no final não tivesse sido defendida por Dino Zoff.

Éder cobrou falta da esquerda e o zagueiro brasileiro subiu bem e testou firme, mas o arqueiro italiano fez uma intervenção brilhante, sem dar rebote.

No final, Itália 3 x 2 Brasil. O time italiano avançou, passou pela Polônia (2 a 0) e acabou sagrando-se campeão, derrotando a Alemanha na final por 3 a 1.

ABAIXO, COM NARRAÇÃO DE JOSÉ CARLOS ARAÚJO (O GAROTINHO), A CABECEADA DE OSCAR DEFENDIDA POR DINO ZOFF EM 5 DE JULHO DE 1982, DIA DE ITÁLIA 3 X 2 BRASIL, NA COPA DA ESPANHA

Últimas do seu time