Construção terá início em outubro e a previsão é que a obra seja concluída em maio de 2019, dois meses além do prazo planejado inicialmente.

Construção terá início em outubro e a previsão é que a obra seja concluída em maio de 2019, dois meses além do prazo planejado inicialmente.

O governo japonês informou nesta segunda-feira (29) algumas alterações no projeto do novo estádio olímpico de Tóquio, que será construído para os Jogos Olímpicos de 2020. O custo do estádio é estimado agora em 252 bilhões de ienes (2 bilhões de dólares), segundo divulgou o ministro do esporte, Hakubun Shinomura. O valor original do projeto era estimado em 90 bilhões de ienes (cerca de 1 bilhão de dólares).

A construção do estádio terá início em outubro e a previsão é que a obra seja concluída em maio de 2019, dois meses além do prazo planejado inicialmente. Nada que atrapalhe a realização da Copa do Mundo de Rugby, que será disputada entre setembro e outubro de 2019, no Japão.

O principal motivo para o encarecimento do projeto é a desvalorização da moeda japonesa. Apesar de ter reduzido a área de contrução de 290 para 220 mil metros quadrados, o custo do projeto quase dobrou.

"O custo aumentou para 252 bilhões de ienes. Esperamos conseguir cerca de 20 bilhões de ienes com ajuda da iniciativa privada para manter o encargo dos contribuintes nacionais em cheque", disse Shimomura.

Além do alto custo, o estádio enfrenta críticas de parte da população local por conta da estética duvidosa dos grandes arcos que coroam o estádio e fazem parte do projeto vencedor, criado pela arquiteta Zaha Hadid.

Foto: Divulgação

 

Últimas do seu time