Foi com o espanhol Fernando Alonso, em 3 de abril de 2005, que um motor Renault venceu pela 100ª vez na Fórmula 1, no GP do Bahrein, disputado no circuito de Sakhir.
O espanhol, hoje na Aston Martin na Fórmula 1, que naquele ano conseguiria o primeiro de seus dois títulos na categoria (o segundo foi no ano seguinte), pilotava justamente para a Renault, após um final de semana absolutamente positivo, pois também conquistou a pole. No pódio, ao seu lado, o italiano Jarno Trulli (Toyota) e o finlandês Kimi Raikkönen (McLaren-Mercedes).
Aliás, naquela ocasião, apenas os carros da Renault competiam com seus próprios motores (o outro piloto da equipe era o italiano Giancarlo Fisichella), muito diferente do que aconteceu em muitas outras temporadas da categoria, com várias equipes sendo impulsionadas pelos propulsores franceses.
A PRIMEIRA VITÓRIA FOI COM UM PILOTO FRANCÊS
A Renault estreou na Fórmula 1 em 1976, iniciando a era turbo na categoria, com apenas um carro, pilotado pelo francês Jean-Pierre Jabouille, mas somente na temporada de 1979 é que o time francês conseguiu o primeiro triunfo, justamente com Jabouille, fazendo uma festa totalmente francesa, no GP da França, em Dijon-Prenois.
Jabouille largou na pole e seu companheiro de equipe, o também francês René Arnoux, fez a melhor volta da prova. No pódio, Jabouille em primeiro, Gilles Villeneuve (Ferrari) em segundo e René Arnoux (Renault) em terceiro, isso após terem travado uma disputa eletrizante, tocando rodas e dividindo curvas por várias voltas.
Vale lembrar, que a Renault, na ocasião, além da dupla de pilotos franceses, tinha também combustíveis/lubrificantes e pneus de fabricantes da França, a Elf e a Michelin, respectivamente.
Ao todo, nesta primeira fase da equipe Renault, foram 15 vitórias, a última delas com Alain Prost, no GP da Áustria de 1983, em Österreichring. Depois, com o retorno da Renault como equipe própria, foram mais 20 vitórias (17 de Alonso, duas de Fisichella e uma de Trulli).
SENNA, PRIMEIRA VITÓRIA NA F1 FOI COM MOTOR RENAULT
Depois de estrear na F1 em 1984, pela Toleman-Hart, Ayrton Senna assinou com a Lotus para a temporada seguinte, e foi justamente em 1985 que o brasileiro conseguiu sua primeira vitória na categoria, empurrado pelo motor turbo da Renault no GP de Portugal, no traçado do Estoril. Senna ainda conseguiu outras três vitórias com a Lotus-Renault: no GP da Bélgica de 1985 e nos GPs da Espanha e dos Estados Unidos de 1986.
Coincidentemente, as três últimas corridas que Senna disputou na F1, em Interlagos, Aida e Imola, foram com motor Renault, na Williams.
WILLIAMS E RED BULL, AS MAIORES VENCEDORAS COM MOTOR RENAULT
A Williams, com 64 vitórias, e a Red Bull, com 50, foram as equipes que mais venceram contando com motores fabricados pela Renault.
Pelo time de Frank Williams, a primeira vitória aconteceu no GP do Canadá de 1989, disputado em Montreal (com o belga Thierry Boutsen), e a última com o venezuelano Pastor Maldonado, no GP da Espanha (Barcelona) em 2012, por sinal, a única de Maldonado na F1.
Na parceria da Renault com a Red Bull, a primeira das 50 vitórias foi com Sebastian Vettel no GP da China de 2009, em Xangai, uma dobradinha, inclusive da Red Bull-Renault, pois o australiano Mark Webber terminou em segundo lugar. A última vitória do time austríaco com o motor francês aconteceu no GP da Bélgica de 2014, em Spa-Francorchamps, com Daniel Ricciardo. Esta, aliás, foi a última de um motor Renault na F1 até agora, que na ocasião chegou ao 168º triunfo na categoria.
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