Brasileiro assumiu a liderança a cinco voltas do final em Hockenheim e deu carona a Prost, que abandonou

Brasileiro assumiu a liderança a cinco voltas do final em Hockenheim e deu carona a Prost, que abandonou

Há 40 anos, Nelson Piquet vencia pela primeira vez na temporada de 1987, no GP da Alemanha, arrancando para conquistar seu terceiro título na Fórmula 1.

A bordo da Williams-Honda, Piquet tentava tirar diferença para o então líder Alain Prost (McLaren-TAG Porsche). O francês vinha em perdendo ritmo quando abandonou a cinco voltas para o final,com uma pane elétrica naquele 26 de julho de 1987. Se vencesse, Prost igualaria o recorde de vitórias vigente na F1, que era de Jackie Stewart, com 27. Prost conseguiu empatar com o escocês ainda naquele ano, no GP de Portugal, e ultrapassá-lo, com 28 triunfos, na abertura do Mundial de 1988, no GP do Brasil, em Jacarepaguá.

Piquet, que havia largado em quarto, conduziu sua FW11B com tranquilidade até receber a bandeira quadriculada com mais de um minuto e meio de vantagem para o segundo colocado, o sueco Stefan Johanson (McLaren-TAG Porsche). Ayrton Senna, com a Lotus-Renault, completou o pódio, em terceiro.

Com o resultado, Piquet subiu da terceira para a primeira posição na tabela, com 35 pontos. Senna, com 35, ultrapassou o então líder do campeonato, Mansell, que largou na pole mas abandonou a prova, que caiu para terceiro, com 30. 

Foto: Reprodução

Prost, com problema elétrico em sua McLaren, abandonou a cinco voltas do final em Hockenhiem. Foto: Reprodução/You Tube

SEQUÊNCIA QUE GARANTIU O TRICAMPEONATO EM 1987

Na disputa interna com Nigel Mansell, Nelson Piquet levou a melhor naquela temporada. Depois de cinco pódios em segundo lugar (Brasil, Mônaco, Estados Unidos, França, e Grã-Bretanha), Piquet finalmente venceu na Alemanha, oitava etapa daquele ano.

Na sequência, o GP da Hungria, outra vitória. Ele ainda venceu mais uma corrida em 1987, em Monza, na Itália, e terminou a temporada com 73 pontos, 12 à frente de Mansell, o vice.

ABAIXO, NA ÍNTEGRA, O GP DA ALEMANHA DE 1987, EM HOCKENHEIM (ANTIGO TRAÇADO, COM 6.797 METROS). NARRAÇÃO DE GALVÃO BUENO E COMENTÁRIOS DE REGINALDO LEME

"CLIQUE AQUI E VEJA A PÁGINA DE NELSON PIQUET NA SEÇÃO QUE FIM LEVOU?"


  

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL BELLA MACCHINA DO YOUTUBE. ENTREVISTAS COM PILOTOS E O PROGRAMA "NOTAS DO CARSUGHI", COM O MESTRE AO LADO DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI FALANDO SOBRE F1, MOTOGP, STOCK CAR WEC, F-E, INDY E MUITO MAIS

CLIQUE NO LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO

COLUNAS: CLIQUE AQUI E ACESSE OS TEXTOS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO PORTAL TERCEIRO TEMPO

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa