Triunfo nas ruas do Principado também foi o derradeiro da equipe Ligier. Foto: Divulgação

Triunfo nas ruas do Principado também foi o derradeiro da equipe Ligier. Foto: Divulgação

O GP de Mônaco de Fórmula 1, o mais charmoso do calendário da categoria, oficialmente cancelado em 2020 em razão da pandemia do novo coronavírus, já contou com etapas absolutamente insossas, com resultados óbvios, mas algumas foram surpreendentes, como aquela que aconteceu em 1996, quando o francês Olivier Panis (Ligier-Mugen-Honda) foi o vencedor, aliás último triunfo de um piloto da França na Fórmula 1.

O Grande Prêmio de Mônaco de 1996 nas ruas do Principado de Monte Carlo também marcou a última das nove vitórias da equipe francesa Ligier na Fórmula 1, única do também francês Olivier Panis, que deixou a categoria em 2004, ano em que competiu pela Toyota, após passar pela Prost (que comprou a Ligier), McLaren (como piloto de testes) e BAR.

Após largar em 14º, Panis fazia uma prova regular com sua JS43 impulsionada pelo forte motor V-10 da Mugen-Honda, mas passou a imprimir um ritmo forte quando necessário e contou com muitos abandonos, principalmente provocados pela chuva, determinante para vários acidentes que impediram os favoritos de chegarem até o final, casos de Michael Schumacher, Jacques Villeneuve e Mika Hakkinen. Outros postulantes à vitória também não terminaram, com problemas mecânicos (Damon Hill, Jean Alesi e Gerhard Berger).

Apenas quatro carros receberam a bandeira quadriculada: Olivier Panis (Ligier-Mugen-Honda); David Couthard (McLaren-Mercedes) e os dois carros da Sauber-Ford (Johnny Herbert e Heinz-Harald Frentzen).

Panis tinha como companheiro de equipe o brasileiro Pedro Paulo Diniz. As laterais do carro azul estampavam o patrocínio da Parmalat, que chegou à escuderia pelas mãos de José Carlos Brunoro, após sua experiência com a empresa italiana junto ao Palmeiras, no futebol.

Olivier Panis voltou ao pódio apenas mais duas vezes em sua carreira na F1, nos GPs do Brasil (3º) e da Espanha (2º), ambos em 1997, então pela equipe Prost, que havia comprado a Ligier. Panis permaneceu na Prost até 1999. Foi piloto de testes da McLaren em 2000, competiu pela BAR em 2001 e 2002 e na Toyota entre 2003 e 2004, ano em que deixou a categoria. 

Após deixar a F1, Olivier Panis  criou uma equipe na categoria LMP2 do ELMS (European Le Mans Series) em parceria com o ex-goleiro francês  Fabién Barthez, que também é piloto. Barthez era o goleiro da seleção francesa na Copa de 1998, na equipe que derrotou o Brasil na final por 3 a 0 no Stade de France.

O GP de Mônaco de 1996 pôs fim a um período de quase 15 anos sem vitórias da francesa Ligier. Antes disso ganhara o GP de Montreal em 27 de setembro de 1981 com o também francês Jacques Laffite, a bordo do modelo JS17 impulsionado pelo forte motor Matra de 12 cilindros. Assim como a vitória de Panis, Laffite também enfrentou chuva, mais pesada inclusive, no traçado da Ilha de Notre Dame, depois batizado de Gilles Villeneuve.

O triunfo de Olivier Panis foi o último de um francês na categoria. Até hoje, foram 79 vitórias de pilotos franceses na F1, a saber:

Alain Prost: 51; René Arnoux 7; Jacques Laffite 6; Didier Pironi 3; Maurice Trintignant, Patrick Depailler, Jean-Pierre Jabouille e Patrick Tambay 2; Francois Cévert, Jean-Pierre Beltoise, Jean Alesi e Olivier Panis 1.

Veja os momentos finais do GP de Mônaco de 1996, com a vitória de Oliver Panis, a bordo da Ligier Mugen-Honda. Narração de Galvão Bueno e comentários de Reginaldo Leme


  

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